Interior

CGJ inspeciona cartórios de registro civil de três cidades de Alagoas

Além de verificar a estrutura física das serventias e as condições de atendimento, o juiz auxiliar Anderson Passos também orientou sobre os serviços ofertados à população

Por Niel Rodrigues / Ascom CGJ/AL 22/03/2023 15h48
CGJ inspeciona cartórios de registro civil de três cidades de Alagoas
Inspeção em cartórios - Foto: Cortesia

Cartórios de registro civil de Estrela de Alagoas, Mar Vermelho e Piranhas foram inspecionados pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/AL), Anderson Santos dos Passos, durante dois dias, com o intuito de conferir documentos e orientar acerca da obrigatoriedade do cumprimento de normativos da Corregedoria e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na oportunidade, o magistrado fiscalizou as prestações de contas das unidades, orientou acerca de sindicâncias administrativas e averiguou se foram cumpridas as determinações da CGJ/AL e dos juízes-corregedores permanentes, também responsáveis pelas inspeções extrajudiciais.

Em estrela de Alagoas, o juiz Anderson Passos acompanhou a realização de um casamento na modalidade virtual, cuja cerimônia foi feita pela juíza Sônia Tereza Beltrão da Silva Brandão, intermediada pela tabeliã Ruth de Oliveira Souza.

Além de verificar a estrutura física das serventias e as condições de atendimento, o magistrado também orientou sobre o aperfeiçoamento dos serviços ofertados à população e a necessidade de os cartórios buscarem alternativas tecnológicas que promovam celeridade aos atos cartorários.

De acordo com o magistrado, a tecnologia tem sido uma aliada imprescindível dos cartórios e da população, uma vez que oferece facilidades na realização dos procedimentos e, consequentemente, proporciona celeridade aos serviços ofertados pelas serventias.

“Considerando que esses cartórios enfrentaram dificuldades para acessar sistemas tecnológicos, inclusive o e-SAJ, a Corregedoria foi até eles para orientar quanto à obrigatoriedade de acesso a tais sistemas e também para sanar dúvidas dos interinos”, comentou o magistrado.

Tags: