Interior

Sindguarda/AL diz que acusados de matar jovem em Campestre não são gurdas municipais

Por Assessoria 07/03/2023 13h52 - Atualizado em 07/03/2023 14h57
Sindguarda/AL diz que acusados de matar jovem em Campestre não são gurdas municipais
Campestre - Foto: Redes sociais

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado de Alagoas (Sindguarda/AL) esclarece que os dois homens presos nesta terça-feira (7) - sob a acusação de homicídio em Campestre - não são guardas municipais. Diferentemente do que vem sendo divulgado, não existe Guarda Municipal regulamentada na cidade.

Os contratados pela Prefeitura de Campestre não integram a categoria. Conforme a Lei Federal 13.022/2014, os servidores devem ingressar na Guarda Municipal por meio de concurso público, não se admitindo qualquer exceção. Não há registros da Lei de Criação da Guarda Municipal ou de edital de concurso público no município.

A prática de contratação de pessoal para exercer ilegalmente a função de guarda municipal é prática comum em Alagoas. O Sindguarda combate diariamente essa ilegalidade, que só traz prejuízos à categoria e à sociedade. Reiteradas denúncia já foram feitas ao Ministério Público do Estado de Alagoas.

Os guardas municipais precisam ter a conduta ilibada comprovada por meio de certidões negativas, precisam ser capacitados e passar por avaliações psicológicas periódicas. Esses seguranças contratados não têm legitimidade para atuar como guardas municipais.

Direção do Sindguarda/AL
07 de março de 2023