Interior

Equatorial contribui com ação da PM de combate ao furto de energia em criação de camarão

Distribuidora reforça importância do combate e inibição da prática para garantir a qualidade de energia elétrica que é distribuída aos alagoanos

Por Assessoria Equatorial 02/03/2023 15h08 - Atualizado em 02/03/2023 18h49
Equatorial contribui com ação da PM de combate ao furto de energia em criação de camarão
Criação de camarão em Arapiraca - Foto: Assessoria Equatorial

Seguindo as ações de fiscalização de combate ao furto de energia elétrica, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca, com o apoio da Equatorial Alagoas, desencadeou esta semana, a operação “Poço do Gato”. Durante a ação, uma criação de camarão, localizada na zona rural do município de Arapiraca, foi autuada por furto de energia.

Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, no local foi constatado que a unidade estava utilizando, de forma clandestina, a energia de um transformador que pertence a Equatorial. Após verificação, os técnicos da empresa realizaram os procedimentos de regularização de energia do local e foi aberto um boletim de ocorrências contra a unidade.

Ainda segundo a equipe técnica, o proprietário da unidade, que também possui outros empreendimentos em Arapiraca, já foi autuado algumas vezes pelo crime de furto de energia praticado em um restaurante e um açougue.

Na mesma operação, também na zona rural de Arapiraca, foram encontrados um desvio de energia embutido em uma residência rural. De acordo com a equipe de inspeção, a unidade vinha faturando pouco mais de 500 kWh, quando, pela natureza da atividade era para ter um consumo em torno de 5.000 kWh. Só nesta unidade, a Distribuidora estima uma perda de mais de 180.000 kWh. Energia suficiente para atender mais de 1.120 residências durante um mês inteiro.

(Foto: Assessoria Equatorial)

O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Carlos Morais, reforça a importância do combate e inibição desse tipo de ato para manter a qualidade de energia elétrica que é distribuída aos alagoanos.

“É importante destacar que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro e vamos continuar dando todo suporte para a Polícia Militar, a fim de coibir essas práticas que acabam prejudicando a qualidade de energia das unidades consumidoras, ocasionando oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular”, disse Morais.

Vale lembrar que, além trazer diversas consequências para a empresa e para o estado, o furto de energia acarreta problemas de segurança na rede de distribuição, já que as instalações realizadas para o furto de energia não seguem os padrões corretos de segurança.