Interior

FPI do São Francisco inspeciona três barragens localizadas no entorno de Delmiro Gouveia

Durante a fiscalização foi constatado, de maneira geral, falta de manutenção e de canaletas de drenagem, além de vegetação em excesso

Por Ascom FPI do São Francisco 28/11/2022 21h17
FPI do São Francisco inspeciona três barragens localizadas no entorno de Delmiro Gouveia
Entornos de barragens foram sobrevoados e vistoriados pela FPI do São Francisco - Foto: Ascom FPI do São Francisco

Para preservar o meio ambiente e os recursos hídricos de Alagoas, a 11° edição da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) vistoriou, nesta segunda-feira (28), três barragens localizadas na zona rural de Delmiro Gouveia, Sertão alagoano.

De acordo com técnicos e especialistas, nenhuma delas está na eminência de rompimento. Porém, os três reservatórios estão com vegetação excessiva e não estão tendo manutenção continuada e adequada.

O geógrafo Luciano Lopes Lima, que integra a Equipe de Recursos Hídricos da FPI do São Francisco, explicou que a fiscalização tem como meta verificar o direito de uso dos Recursos Hídricos, como os problemas visuais existentes, para que os responsáveis pelas barragens adotem medidas para saná-los.

(Foto: Ascom FPI do São Francisco)

"Manter as vistorias e a manutenção periódica das barragens é muito importante para avaliação das condições do barramento, assim permitindo um nível de segurança adequado", ressaltou Luciano Lopes.

Na ocasião, os técnicos que participaram da fiscalização constataram que os problemas encontrados nas três barragens são praticamente os mesmos.

O analista ambiental do Ibama, Alberto Santana, frisou que lâminas d'água em áreas do semiárido e caatinga, além de contribuir para dessedentação de animais silvestres e domésticos, possuem papel regulador da umidade relativa do ar, de temperatura e ajuda na evapotranspiração das plantas.

(Foto: Ascom FPI do São Francisco)

Participaram da inspeção integrantes do Ministério Público Estadual, das Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Alagoas e Delmiro Gouveia, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Instituto do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).