Interior

FPI recomenda adequação do sistema de esgotamento sanitário de Mata Grande

Após a intervenção da FPI em 2016, a gestão municipal iniciou uma obra de esgotamento sanitário que está inacabada

Por Ascom FPI do São Francisco 25/11/2022 16h08 - Atualizado em 25/11/2022 19h07
FPI recomenda adequação do sistema de esgotamento sanitário de Mata Grande
FPI do São Francisco em Mata Grande - Foto: Waldson Costa / Ascom FPI do São Francisco

A Equipe de Recursos Hídricos - Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, da Fiscalização Integrada Preventiva (FPI) do São Francisco, orientou, na manhã da sexta-feira (25), os gestores da Prefeitura de Mata Grande a fazerem adequações no sistema de esgotamento sanitário.

Após a intervenção da FPI em 2016, a gestão municipal iniciou uma obra de esgotamento sanitário que está inacabada e que vai atender somente a 134 residências da área central; esforço que não é suficiente para cumprir com as exigências das legislações ambientais.

Com isso, na prática, um grande volume de esgoto continua sendo lançado sem tratamento adequado no riacho Bomba do Cristo, que fica localizado em uma Área de Preservação Ambiental (APP).

MULTAS

Diante da situação, a Equipe da FPI autuou e multou a prefeitura de Mata Grande por não apresentar licença de instalação da obra em curso no valor de R$ 15 mil; além do auto por lançamento de efluente não tratado diretamente no solo no valor de R$ 38 mil.

INHAPI

Durante o trabalho de fiscalização, a equipe Recursos Hídricos - Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da FPI do São Francisco, também realizaram monitoramento da qualidade da água em um dos pontos de abastecimento dos carros-pipa do município de Inhapi, verificando a ausência de documentos de transporte de alguns veículos e baixo teor de cloro.

Orientação - Na oportunidade, foram coletadas amostras da água para análise microbiológica e físico-químico feita na Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA), laboratório de apoio da FPI instalada em Delmiro Gouveia.

Diante da situação emergencial de distribuição de água para população e com o objetivo de assegurar água de qualidade para toda a população, os gestores públicos de Inhapi e de Mata Grande, foram orientados para regularizar a documentação de todos os veículos que transportam água e aumentar o monitoramento da qualidade do líquido distribuído no município por meio de coletas e envio ao laboratório competente.