Interior

FPI inspeciona empreendimentos para verificar o descarte de resíduos no alto sertão alagoano

Empreendimento turístico foi autuado e Prefeitura de Pariconha notificada a apresentar documentação

Por FPI do São Francisco 25/11/2022 14h31
FPI inspeciona empreendimentos para verificar o descarte de resíduos no alto sertão alagoano
Na Prefeitura, a FPI apurou uma suposta situação de transbordo do lixo - Foto: Dannyllo Rogers e Rafael Helvis/FPI/AL

A Equipe 1 de Extração Mineral e Resíduos Sólidos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco vistoriou a Prefeitura de Pariconha e um empreendimento turístico no município de Água Branca sobre o licenciamento ambiental e as condições de descarte dos resíduos produzidos.

Na Prefeitura, a FPI apurou uma suposta situação de transbordo do lixo. No entanto, não foi possível atestar sua adequação e por isso o Instituto do Meio Ambiente (IMA) intimou o Município para que fosse realizado a retirada do material em área utilizada como transbordo e dar destinação ambientalmente adequada pois haviam resquícios de lixo comum e podas de vegetação. O IMA intimou-os também para apresentar o PRAD da área utilizada como transbordo.

Na garagem da Prefeitura, os técnicos inspecionaram os caminhões compactadores (coletores de lixo) e constataram que eles mantêm o material recolhido armazenado no próprio veículo até que esteja suficientemente cheio para ser levado ao destino final, em Pernambuco.

Foto: Dannyllo Rogers e Rafael Helvis/FPI/AL



Já o empreendimento turístico, também vistoriado, foi autuado pelo IMA porque a licença ambiental de operação estava vencida. Outros aspectos foram analisados, como as condições trabalhistas, tendo sido identificado o registro de ponto de forma britânica (sempre pontualmente às horas 00), informação que será apurada pelo Ministério Público do Trabalho.

Importância
– Preservar o meio ambiente e educar para reduzir impactos ambientais causados pelas pessoas são objetivos da FPI da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A coleta de resíduos está relacionada com a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando o lixo é separado facilita-se o seu tratamento e os impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta podem ser reduzidos.

Pedreira autuada
– a Equipe aproveitou para voltar à pedreira autuada na última quarta-feira, dia 23, para buscar mais informações trabalhistas e constataram que a empresa realizou a limpeza requisitada pelo IMA por meio da intimação expedida para destinação adequada aos resíduos encontrados.