Interior

Marinha do Brasil realiza palestra para reforçar a segurança do trânsito aquático durante a FPI do São Francisco

Capitão-tenente Carlos Otávio Correia destacou que o acidente em Capitólio, Minas Gerais, acendeu o alerta para uma navegação responsável e segura

Por Thayanne Magalhães com FPI do São Francisco 25/11/2022 10h58
Marinha do Brasil realiza palestra para reforçar a segurança do trânsito aquático durante a FPI do São Francisco
Dezenas de condutores de embarcações e pescadores das cidades de Piranhas e das cidades vizinhas banhadas pelo Rio São Francisco participaram do evento - Foto: Jonathan Lins/FPI do São Francisco

A segurança da tripulação e passageiros de embarcações que navegam pelo Rio São Francisco foi o tema da palestra realizada pela Marinha do Brasil, no Centro de Convenções Miguel Arcanjo de Medeiros, no Centro Histórico de Piranhas, Sertão de Alagoas.

A iniciativa é da Equipe Aquática, coordenada pela Marinha do Brasil e pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Dezenas de condutores de embarcações e pescadores das cidades de Piranhas e das cidades vizinhas banhadas pelo Rio São Francisco participaram do evento.

Foto: Jonathan Lins/FPI do São Francisco



A palestra foi realizada na noite dessa quarta-feira (23) e contou com a presença do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Alberto Fonseca, o tenente-coronel do BPA, Francelino Tenório e o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Eduardo Clemente.

"Essa é mais uma oportunidade de interação positiva da FPI do São Francisco com a comunidade marítima da região. E a Marinha do Brasil, como autoridade que atua por meio das suas capitanias, delegacias e agências de distribuição por todo país, estamos reforçando as orientações para que os condutores de embarcações estejam sempre atentos para a segurança da tripulação e dos passageiros", explica o capitão-tenente da Marinha e Agente Fluvial de Penedo, Carlos Otávio Correia.

Ele reforça que todas as ações da Marinha são focadas na segurança do tráfego aquaviário, salvaguarda da vida humana no mar ou rio e a prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações.

O capitão-tenente lembrou do episódio de Capitólio, em Minas Gerais, quando um paredão de um canion desabou, atingindo embarcações e deixando mortos.

"Isso acendeu um alerta nas pessoas e nas autoridades. Precisamos mostrar para os nossos turistas que nossos canions são seguros e que nossos condutores de embarcações são responsáveis. Já realizamos inclusive uma ação de doação de coletes salva-vidas para estimular o uso desse equipamento de pode salvar vidas", disse.

Carlos Otávio reforçou aos condutores de embarcações que eles são os responsáveis para que se faça cumprir a lei durante a navegação.

"É ele o responsável pela disciplina na sua embarcação, quem fiscaliza o carregamento de cargas e pessoas, garantindo que não passe da sua capacidade e também socorre outras embarcações, desde que não lhe cause risco", explicou.

O tenente-coronel destacou ainda que o condutor jamais deve abandonar a sua embarcação, por maior perigo que ofereça, a não ser em virtude de naufrágio.

O promotor Alberto Fonseca falou a importância da palestra para que a segurança dos condutores, passageiros e turistas seja garantida.

"Prevenir acidentes e garantir a segurança de todos que estão à bordo da embarcação é um trabalho muito importante. Nossa região é rica em potenciais turísticos e precisamos do capricho na hora de receber os visitantes que vêm navegar no Rio São Francisco, como também os condutores e passageiros que embarcam todos os dias", destacou Fonseca.

O tenente-coronel do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Francelino Tenório, disse que proteger os passageiros e as riquezas naturais é importante para o bem-estar de toda a população.