Interior

Acusados de matar homem que tentava estuprar mulher são condenados a oito anos

Vítima foi alvejada com vários tiros de arma de fogo, em Arapiraca; julgamento foi conduzido pelo juiz Helestron Silva da Costa, nesta segunda (14)

Por Dicom TJ/AL 14/11/2022 20h35
Acusados de matar homem que tentava estuprar mulher são condenados a oito anos
Crime ocorreu em junho de 2021, em Arapiraca, e foi julgado nesta segunda-feira (14) - Foto: Cortesia

O Conselho de Sentença da 8ª Vara Criminal de Arapiraca condenou Luiz Salú da Silva, Ronyele Tintino Soares e Weslley Soares Cardoso a oito anos de prisão pelo homicídio qualificado de João Paulo Ribeiro de Santana. O réu Francisco José dos Santos Júnior foi absolvido das acusações.

Segundo o processo, Weslley Cardoso mandou matar a vítima após pedido de socorro de sua ex-namorada que estava sofrendo uma tentativa de estupro por João Paulo. O crime ocorreu em junho de 2021, em Arapiraca, e foi julgado nesta segunda-feira (14), como parte das sessões do mês Nacional do Júri.

Ao aplicar a pena, o juiz Helestron Silva da Costa levou em consideração a gravidade dos atos praticados pela vítima João Paulo contra a mulher, diminuindo a pena dos réus em 1/3 (de 12 para oito anos de prisão). A pena será cumprida em regime semi-aberto já que os réus são primários.

Do dia 1º deste mês até hoje, a 8ª Vara Criminal de Arapiraca realizou 14 júris populares, sendo dois por dia útil. Somente hoje (14), devido a complexidade do processo, foi promovido apenas um julgamento.

Entenda o caso

A vítima João Paulo Ribeiro de Santana foi morta com vários tiros de arma de fogo na porta de sua casa. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Weslley Soares Cardoso teria recebido uma ligação da sua ex-namorada, dizendo que a vítima estava tentando estuprá-la.

Em seu depoimento, a mulher disse que estava em uma festa quando pediu para João Paulo levá-la para casa, porém a vítima a levou para a casa dele. No local, ele teria tentado ter relações sexuais, ficando nu e agredindo-a com um revólver em sua cabeça e puxões de cabelo. Como não estava em Arapiraca no momento da ligação, Weslley teria ligado para os outros acusados para que matassem João Paulo.

Os réus Luiz Salu, Ronyele e Francisco foram até a residência da vítima, um deles pulou o muro da casa e abriu a porta. Em seguida, Francisco chamou a mulher, que subiu na garupa da motocicleta e a levou para a casa do acusado Weslley.

Nesse instante, Luiz Salú deflagrou vários tiros contra João Paulo, fugindo logo em seguida com Ronyele, que ficou esperando a execução do crime na motocicleta, preparado para a fuga. A vítima foi encontrada morta na porta da sua residência por familiares cerca de seis horas após a execução do crime.

Os jurados reconheceram a materialidade do crime e a autoria dos réus Luiz Salú da Silva, Ronyele Tintino Soares e Weslley Soares Cardoso.