Interior

Nível do Rio Canhoto sobe e famílias são retiradas de casas em São José da Laje

Por Tribuna Hoje com agências 07/11/2022 09h30
Nível do Rio Canhoto sobe e famílias são retiradas de casas em São José da Laje
Defesa Civil durante a remoção de moradores das áreas ribeirinhas da cidade - Foto: Reprodução

O nível do Rio Canhoto subiu e, diante do risco de inundação, a Defesa Civil de Alagoas, retirou várias pessoas dos seus imóveis na noite de domingo (6) na cidade de São José da Laje. Fortes chuvas caem no estado desde o fim da tarde desse domingo (6). 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Higor Fernand, choveu muito até 2h da madrugada desta segunda-feira (7) e somente agora o nível do rio começou a baixar.

"Algumas pessoas começaram a voltar para suas casas no início da manhã, mas nós não recomendamos, até porque segundo a previsão deve chover muito ainda hoje", disse Higor Fernando.

O sino da igreja tocou por volta da meia noite para avisar aos moradores que o nível do rio estava subindo. 

A prefeita da cidade, Ângela Vanessa, usou as redes sociais para informar que o rio atingiu a cota de atenção, porém, não havia o risco de transbordamento até o momento. “A Defesa Civil e a Sala de Alerta estarão monitorando toda a situação”, tranquilizou.

No entanto, na madrugada de hoje, a gestora avisou que embora o rio tenha começado a baixar, seguirão com o monitoramento, garantindo a assistência necessária às famílias das áreas ribeirinhas, que foram levadas para abrigos provisórios da cidade, ainda na noite de ontem.

Informações ainda dão conta de que a Usina Serra Grande, situada na cidade de São José da Laje, ficou inundada após a elevação do nível do rio em decorrência das fortes chuvas.

A nascente do Rio Canhoto fica na cidade de Caetés, em Pernambuco, e deságua no Rio Mundaú.