Interior

Quatro tanques de etanol da Usina Caeté são interditados

Ministério do Trabalho exige laudos de integridade de sistemas como o de aterramento e de válvulas para o funcionamento

Por Tribuna Hoje 11/10/2022 12h01
Quatro tanques de etanol da Usina Caeté são interditados
Explosão aconteceu no dia 28 de setembro e deixou dois funcionários feridos - Foto: Reprodução

Quatro tanques de etanol da Usina Caeté em São Miguel dos Campos foram interditados pelo Ministério Público do Trabalho após a explosão que ocorreu no dia 28 de setembro e deixou dois funcionários feridos.

O MPT exige os laudos de integridade de sistemas como o de aterramento e de válvulas para o funcionamento.

Em nota, a direção da Usina Caeté informou que nos próximos dias a documentação será entregue. "O trabalho é minucioso, com critérios rigorosos de perícia", pontuou a usina, em nota.

INQUÉRITO

O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) instaurou inquérito civil para apurar as circunstâncias da explosão. A procuradora do MPT Cláudia Soares, já havia notificado a direção da usina ainda no dia 28, para que sejam apresentados no prazo de cinco dias, esclarecimentos e informações preliminares sobre o acidente.

No dia 29, auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho farão uma inspeção no local. Com base nas informações coletadas, o MPT adotará as providências cabíveis.

EXPLOSÃO

Um incêndio de grandes proporções atingiu a área dos tanques de etanol da Usina Caeté, localizada no município de São Miguel dos Campos, no interior de Alagoas, na manhã desta terça-feira (28). Até o momento a informações é de que duas pessoas ficaram feridas e foram resgatadas com vida por outros funcionários da usina. Elas sofreram queimaduras e foram levadas para uma unidade de saúde da cidade.

Um dos funcionários apresentou ferimentos leves e foi atendido no ambulatório da usina. Depois, foi liberado para casa. Já o outro sofreu queimaduras de 1º e 2º graus, sendo conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Miguel dos Campos.

Assustados, moradores da região compartilharam vídeos e fotos do acidente. Eles disseram que ouviram sucessivas explosões do interior da indústria.

Moradores da região compartilharam vídeos e fotos do acidente. Eles comentam que ouviram sucessivas explosões vindas do interior da indústria e, em seguida, chamas e fumaça densa surgiram.

A brigada de incêndio da usina foi mobilizada para tentar conter as chamas imediatamente, resfriando a área dos tanques para evitar que o fogo se propague.

Também foram deslocadas 5 viaturas com 16 militares do Corpo de Bombeiros até o momento.