Interior

Fragmentos de óleo chegam à Reserva Extrativista Marinha da Lagoa Jequiá

Ibama está monitorando a área com uso de drone

Por Tribuna Hoje 04/10/2022 15h16 - Atualizado em 04/10/2022 15h44
Fragmentos de óleo chegam à Reserva Extrativista Marinha da Lagoa Jequiá
Material segue sendo coletado para análises - Foto: Biota

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi informado na segunda-feira (3) sobre a presença de manchas de óleo em Jequiá da Praia, na Reserva Extrativista Marinha da Lagoa Jequiá (Resex-Mar).

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Marinha do Brasil foram acionados pela equipe da Resex, bem como a prefeitura para a limpeza da área. Nesta terça-feira (4), uma equipe do Instituto está monitorando a praia com o uso de drone.

Em nota, o ICMBio explica que há um mês tem realizado monitoramento na Unidade de Conservação Federal, três vezes por semana. "Até o momento, foram detectados pequenos e isolados fragmentos, mas [segunda-feira, 03) foram recolhidos cerca de 50 kg, sendo parte destinada para análise".

O presidente do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stefanis disse que o óleo está vindo quase que da mesma forma de 2019.

“Nas últimas semanas, tem sido registrada a ocorrência de bolotas de óleo nas praias de Alagoas e outros estados do nordeste. Caso você encontre óleo na praia, pedimos que entre em contato com a gente, para informar sobre a localização. Assim como, encontrar um animal marinho oleado, não tente devolvê-lo ao mar. Solicitamos que faça o contato para a gente fazer o resgate’’

O contato com a entidade ambiental pode ser feito nos seguintes telefones (82) 99115-2944 ou 99115-5516 ou 98815-0444.