Interior

Vídeo: Novos fragmentos de manchas de óleo são encontrados no Litoral Norte de Alagoas

O resíduo foi achado em Jequiá da Praia nesta sexta-feira 930) e vai ser encaminhado para análises

Por Tribuna Hoje 30/09/2022 15h30 - Atualizado em 30/09/2022 15h57
Vídeo: Novos fragmentos de manchas de óleo são encontrados no Litoral Norte de Alagoas
Fragmento de óleo encontrado nesta quinta (29) em Jequiá da Praia - Foto: Biota

Novos fragmentos de óleo foram encontrados no litoral alagoano nesta sexta-feira (30), desta vez em Jequiá da Praia, também no Litoral Sul. Na quinta-feira (29), o amterial foi encontrado na praia de Coruripe.

De acordo com Bruno Steffanis, presidente do Instituto Biota de Conservação, o material vai ser recolhido e encaminhado para análise e que as prefeituras do município onde o registro é feito são informadas para que mandem equipes limpar o local.

Ontem, os vestígios de óleo foram achados na Praia Lagoa do Pau por banhistas. Uma equipe do Instituto Amigos da Natureza (Inan) esteve no local e fez registros das manchas.

"Sempre fazemos monitoramento na praia por causa da desova de tartarugas marinhas. Hoje [quinta-feira, 29], pessoas que estavam na praia nos avisaram que tinha vestígio de óleo em toda praia. Tiramos fotos e comprovamos que tem muito óleo", informou Marcos Lima, integrante do Inan.

Material separado para análises (Foto: Biota)



O presidente do Biota, disse que outros estados do país já registram o reaparecimento do óleo e inclusive em animais marinhos.

 A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Coruripe esteve hoje (30) no local, para vistoriar e monitorar o material. Foram constatados pequenos fragmentos de óleo, mas espalhados numa extensão considerável ao longo da praia.

A Prefeitura de Coruripe disse que entrou em contato com o Laboratório de Sistemas de Separação e Otimização de Processos (LASSOP), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), para onde serão encaminhadas amostras para análise. A análise será feita também pelo Laboratório de Aquicultura (LAQUA) e Laboratório de Pesquisa em Recursos Naturais (LPqRN).

“Vamos aguardar o resultado das análises para sabermos se o material encontrado é o mesmo do desastre de 2019 ou se trata de material diverso. De forma paralela manteremos o monitoramento nas praias para acompanhar possíveis novas ocorrências. “ informou Luana Spotorno, secretária de Meio Ambiente de Coruripe.

No vídeo abaixo, Bruno Steffanis fala sobre o assunto. Veja:



Em Alagoas, foi coletados em agosto deste ano 2, 675 km do material apenas na praia de Carro Quebrado, no município da Barra de Santo Antônio, Litoral Norte do estado. Mas, foi descartado que o material seja o mesmo que atingiu o litoral brasileiro em 2019 sendo registrado em 130 cidades de nove estados do Nordeste e Sudeste. As análises destes resíduos achados em agosto aponta que pode ser descarte de água oleosa lançada em alto mar, após a lavagem de tanques de navio petroleiro.