Interior
Projeto deve movimentar cena política no Passo de Camaragibe neste sábado (20)
![Projeto deve movimentar cena política no Passo de Camaragibe neste sábado (20)](http://img.tribunahoje.com/Pn0W0gEikXYdp1hZY5O_KZ7Yg8s=/840x520/smart/s3.tribunahoje.com/uploads/imagens/vania-promove-logo-mas-o-encontro-amigos-do-bemdivulgacao.jpg)
Na noite da última dia 11, um Culto de Ação de Graças em homenagem ao aniversário da ex-prefeita Vânia Câmara, movimentou a cena social e religiosa na cidade do Passo de Camaragibe, Região Norte. O evento, que Vânia promovido há mais de 10 anos, foi marcado pela lembrança do recente falecimento de seu marido e companheiro, o pecuarista e artista Andrey Câmara, além de ter atraído centenas de pessoas para a cidade, entre amigos, correligionários e muitos políticos, como Daniel Barbosa e Henrique Chicão. Na tarde deste sábado, 20, o projeto Encontro dos Amigos do Bem, também criado pela ex-prefeita, vai certamente movimentar a cena política do município.
Edvânia Farias Rocha Uga Câmara, a Vânia Câmara, mais conhecida ainda como Vânia do Passo, que tornou-se a maior força política da região depois de eleger para prefeito do município uma pessoa totalmente desconhecida, que exercia a função de motorista da prefeitura e hoje exerce o cargo de prefeito, nasceu em agosto de 1972, na cidade de Flexeiras.
Apesar de nascer flexeirense, é uma camaragibense das mais devotadas e apaixonadas pela terra do mestre Aurélio Buarque de Holanda. Filha de Elenita Farias de Omena e Dionísio Alves Silva, chegou ao Passo de Camaragibe com apenas 7 meses de idade. Sua trajetória política lhe confere um título invejável, que muitos políticos perseguem uma vida inteira, ou seja, ser considerada pelos próprios munícipes como maior expressão política da atualidade.
Com apenas 24 anos, em 1996, Vânia encara o seu primeiro desafio político e vence sua primeira eleição para vereadora, onde fica até o ano de 2000. Nesse mesmo ano é convidada a participar como vice-prefeita na chapa montada pelo empresário Júnior Pequeno, dupla que saiu vencedora para comandar os destinos do município entre 2000 a 2004. No entanto, em 2002, com o afastamento pela justiça do prefeito em mandato, Júnior Pequeno, Vânia assumiu a prefeitura em outubro de 2002, ficando à frente do executivo municipal até fevereiro de 2003.
Em 2008, volta e ganha a eleição para prefeita com uma grande diferença de votos. Em 2014 concorre ao cargo de deputada estadual, e mesmo sem recursos para fazer composição partidária, foi muito bem votada, levando em conta a precariedade da sua campanha. Voltou em 2016 como candidata à prefeita, com quase nenhum recurso e pouca estrutura. Mas venceu o forte poder econômico de Márcia Coutinho, do MDB. Em 2020, com o quadro da pandemia do coronavírus, sua reeleição estava 100 por cento garantida, o que seria uma vitória inédita para o município, que jamais em sua história reelegeu um gestor em mandato. Mas uma decisão judicial afasta Vânia da frente do executivo. Mas em apenas alguns dias apresentou seu motorista, desconhecido da população, como seu candidato. Em apenas 40 dias, Vânia e seu grupo político conseguem elegê-lo como prefeito.
Mais lidas
-
1Alerta engenheiro
Viaduto da Avenida Leste-Oeste pode ser interditado
-
2Retorno às raízes?
Filme Velozes e Furiosos 11 vai trazer outro personagem de volta do mundo dos mortos
-
3Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
4Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
5Luta contra o câncer
Preta Gil é submetida a novo procedimento cirúrgico