Interior

Prefeitura de Maragogi decreta situação de emergência por erosão marinha

Por Tribuna Hoje 19/08/2022 13h54
Prefeitura de Maragogi decreta situação de emergência por erosão marinha
Cerca de 400 metros do trecho total da orla se encontra em situação de emergência civil - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Maragogi, município localizado no litoral norte de Alagoas, decretou situação de emergência em dois trechos de praias, do Burgalhau e à beira mar o condomínio residencial Eurico Wanderley, por causa do avanço das águas do Rio dos Paus e do mar.

O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios da última quarta-feira (17) e consta que duas áreas foram afetadas por erosão marinha e autoriza a realização de obras e ações de resposta a Situação de Emergência declarada, válido por 180 dias.

O documento considera um informativo técnico da Defesa Civil que aponta que aproximadamente 400 metros do trecho total da orla, se encontram em situação de emergência civil, com danos ao patrimônio público, privado, e ambiental e que as chuvas que atingiram a região foram acima da média. 

"Além disso, em 15 de agosto passado, a maré atingiu 2,30 metros de altura, o que teria provocado danos e prejuízos a pessoas e bens, colocando em risco eminente o condomínio residencial Eurico Wanderley, havendo risco de vida para os moradores, na ocorrência das próximas marés".

"Aproximadamente 400 (quatrocentos) metros do trecho total da orla, se encontram em situação de emergência civil, com danos ao patrimônio público, privado, e ambiental. E ainda como consequência dessa erosão marinha, resultaram os danos humanos, materiais e ambientais e os
prejuízos econômicos e sociais", indicou outro trecho do decreto.