Interior

Estrela de Alagoas recebeu o 43º Cisp entregue pelo Governo do Estado

Por Assessoria 18/08/2022 09h18 - Atualizado em 18/08/2022 17h32
Estrela de Alagoas recebeu o 43º Cisp entregue pelo Governo do Estado
Sala Lilás vai atender às mulheres vítimas de violência do município e da região - Foto: Assessoria

Mais uma Unidade do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do tipo I foi entregue em Alagoas nesta quarta-feira (17). Dessa vez no município de Estrela de Alagoas sendo a 43ª instalada no Estado e a 12ª na região do Agreste. O governo do Estado investiu R$ 2,5 milhões de recursos próprios.

De acordo com a secretária de Estado do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, os investimentos nos centros integrados demonstram a preocupação do governo com a segurança pública, atendendo tanto a população, com qualidade na prestação de serviço, quanto aos servidores da SSP que contarão com melhores condições de trabalho, mais limpo e estruturado.

Para o comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, o trabalho integrado possibilita a união de todas as forças de segurança do Estado, dentro de uma boa estrutura física, com equipamentos modernos que fortalecem o combate à criminalidade.

De acordo com o secretário de Políticas de Prevenção à Violência da SSP/AL, tenente-coronel Patrick Madeiro, o Estado tem trabalhado para criar um protocolo de atendimento desses grupos vulneráveis que englobam mulheres, crianças, idosos e LGTBQI+.

Ele informou que os investimentos que têm sido feitos para a melhoria da segurança pública incluem a aquisição de 2.750 pistolas que serão distribuídas para as Polícias Civil e Militar, que contemplarão quase 80% do efetivo das duas forças policiais, e de 2.500 novos coletes à prova de bala, para substituir os que estão vencidos, além da aquisição de novos equipamentos e munições.

SALA LILÁS

As mulheres vítimas de violência doméstica também terão atendimento na nova estrutura do Cisp em Estrela. A delegada de Políticas para a Mulher da Secretaria de Segurança Pública, Ana Luiza Nogueira disse que a entrega do Cisp é emblemática por ser justamente no mês da campanha Agosto Lilás quando são realizadas ações de prevenção e combate à violência contra mulher. "O governo instituiu uma política de proteção e acolhimento das mulheres que são vítimas de violência e por isso todos os Cisps do Estado contarão com a instalação de uma Sala Lilás”, destacou a delegada.

Para o funcionamento desse espaço, o prefeito de Estrela de Alagoas, Aldo Lira, assegurou a cessão de profissionais das áreas de Psicologia e Assistência Social do município para fazer o atendimento de mulheres e de grupos vulneráveis vítimas de violência. Segundo ele, esse Cisp vai garantir uma estrutura melhor para a segurança do município.

O Cisp tipo I é composto por dois alojamentos, um vestiário, sala de reunião, copa, três salas para a Polícia Civil, duas para a Polícia Militar, duas celas e três banheiros, além de contar com quatro viaturas da PM e duas da Polícia Civil. Na ocasião, as autoridades de Segurança Pública informaram que estão sendo construídas ainda três unidades do tipo III, sendo duas em Maceió e uma em Santana do Ipanema; uma do tipo II em Delmiro Gouveia e sete do tipo I no povoado Pindorama, em Coruripe; Paripueira, Cacimbinhas, Barra de São Miguel, Água Branca, Colônia de Leopoldina, Barra de São Miguel e Anadia.