Interior

Exército realiza simulação em quatro cidades alagoanas

Incursões de adestramento no terreno acontecerão nas cidades de Ouro Branco, Canapi, Água Branca e Delmiro Gouveia

Por Assessoria 15/08/2022 14h19 - Atualizado em 15/08/2022 16h47
Exército realiza simulação em quatro cidades alagoanas
Certificação é realizado sob supervisão do Comando de Operações Terrestres - Foto: Divulgação

A 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), Grande Unidade integrante da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), está sendo submetida, novamente, a um processo de certificação, como integrante do Sistema de Prontidão do Exército que contempla as dez Grandes Unidades mais operacionais da Força Terrestre, sendo a única da região Nordeste. Neste ano, a Grande Unidade está certificando a Força-Tarefa do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (FT 72º BI Mtz), já tendo sido certificada a Força-Tarefa do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (FT 71º BI Mtz) no ano de 2021. A certificação está sendo conduzida no contexto da Operação Guararapes, exercício de adestramento do Comando Militar do Nordeste, sob responsabilidade da 7ª DE, que é realizado de forma simultânea em oito estados da região Nordeste e ocorrerá até o dia 24 de agosto.

Todo o processo de certificação é realizado sob supervisão do Comando de Operações Terrestres (COTER), em três fases: a construtiva, que trata de uma simulação na qual é adestrado o Estado-Maior da Brigada; a virtual, que leva a tropa adestrada a situações o mais próximo possível da realidade; e a viva, na qual as Unidades integrantes da Brigada, em exercício no terreno, são avaliadas pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), sediado no Rio de Janeiro-RJ.

A fase viva da simulação, que é o coroamento da certificação, será realizada no período de 12 a 16 de agosto. As tropas da 10ª Bda Inf Mtz utilizarão o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET), que simula o exercício de maneira muito próxima da realidade, durante o adestramento no terreno, seguindo a execução do que foi planejado nas simulações anteriores. O desenvolvimento das ações começa no dia 12 de agosto, com o Apronto Operacional, a ser realizado no 71º Batalhão de Infantaria Motorizada (71º BI Mtz), no município pernambucano de Garanhuns.

Além de Garanhuns, as incursões de adestramento no terreno acontecerão nas cidades de Ouro Branco, Canapi, Santa Cruz do Deserto, Água Branca, Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas, e Paulo Afonso/BA.

Concluindo a certificação, a FT 72º BI Mtz estará apta, como Força de Prontidão e integrando a 10ª Bda Inf Mtz, a operar em missões reais de combate convencional, operações de Garantia da Lei e da Ordem e Operações Interagências. Os militares adestrados poderão cumprir qualquer missão de combate em território nacional ou no exterior.