Interior
I Simpósio Nordestino do Umbu-Cajá acontece de 15 a 17 de agosto em Palmeira dos Índios
Evento é uma realização da CARPIL e UFAL/FUNDEPES com apoio da prefeitura da cidade e diversas instituições de ensino superior e pesquisa, além das autarquias estaduais e federais ligadas ao setor agrícola
Nos dias 15,16, e 17 de agosto, Palmeira dos Índios sediará o I Simpósio Nordestino do Umbu-Cajá e o I Encontro dos produtores da fruta em Alagoas. O Simpósio é aberto ao público e reunirá, no auditório do IFAL, pesquisadores, doutores, professores, estudantes, empresários do setor rural, produtores da agricultura familiar, associações de produtores e cooperativas.
O evento tem por objetivo compartilhar conhecimento técnico sobre o cultivo do umbu-cajá, difundindo as estratégias, priorizando o cultivo, o mercado, e a agroecologia como medidas capazes de promover a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
O presidente da Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL), Luciano Monteiro, ressalta que o I Simpósio Nordestino do Umbu-Cajá dará a necessária visibilidade de Alagoas para o Brasil como área de excelência para essas espécies, atraindo pesquisadores, estudantes, produtores, importadores, exportadores e a inclusão de Alagoas - como o maior produtor do Brasil - na rota da integração nacional.
A Rota da Fruticultura Alagoana abrange sete pólos com suas respectivas frutas regionais, sendo a cidade de Palmeira dos Índios destaque no lançamento da viabilidade cultural do umbu-cajá e suas Spondias.
Os produtores estruturados com a agroindústria, o beneficiamento das frutas, a central de produção de mudas, e a instalação de uma cadeia produtiva sistematizada e institucionalizada, dentro de um contexto sustentável, possibilitará a geração de empregos, renda e produtos saudáveis no mercado, beneficiando mais de duas mil famílias da agricultura familiar.
O Simpósio é uma realização da CARPIL e UFAL/FUNDEPES com apoio da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios e diversas instituições de ensino superior e pesquisa, além das autarquias estaduais e federais ligadas ao setor agrícola.
A abertura do Simpósio será às 19h do dia 15, no Campus do IFAL em Palmeira dos Índios, se estendendo nos dias 16, das 08h às 17h, e dia 17 das 08h às 17h, com visita de campo inclusa na programação.
No dia 16, no final do dia, terá ainda a programação cultural do Festival de Inverno de Palmeira dos Índios com Pastoril, Reisado, Coco de Roda, Taieiras e Chegança, e na noite de encerramento do dia 17 tem ainda shows com a cantora Fernanda Ferreira, com a banda Formato Mínimo e o cantor Zé Ramalho.
Informações: (82) 9.9141.8521 | Marcelo Cantoário – Marketing Rural
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas