Interior

Projeto de Desenvolvimento Federativo da Sudene é lançado em Arapiraca

Serão ofertadas capacitações nas áreas de agronegócio, finanças públicas, conectividade, comercialização e exportação de serviços

Por João Paulo Macena com Assessoria 11/08/2022 18h11
Projeto de Desenvolvimento Federativo da Sudene é lançado em Arapiraca
Lançamento em Arapiraca - Foto: Kelvin Gomes / Assessoria

Com a finalidade de oferecer capacitações nas áreas de gestão e elaboração de programas, foi lançado o Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF) promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com o Sebrae. O evento ocorreu nesta quarta-feira (10), na Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca. A partir dessa ação, os municípios participantes estarão mais habilitados para articular e apoiar ações voltadas ao agronegócio, finanças públicas, conectividade, comercialização e exportação de serviços.

O lançamento foi marcado pela apresentação dos planos de ação e interação entre prefeituras e instituições, além da assinatura dos protocolos de intenções. Em Alagoas, os municípios atendidos pelo projeto serão Arapiraca (município-polo), Belém, Belo Monte, Campo Grande, Maribondo e Tanque d'Arca. Esses municípios estão entre as localidades com indicadores sociais e econômicos mais frágeis a partir dos seus registros nas áreas de finanças, gestão e desempenho que balizaram a construção do ranking IGM/CFA (Índice de Governança Municipal).

Ao todo, foram selecionados, na área de atuação da Sudene, 66 municípios com PIB per capita baixo e população de até 20 mil habitantes. Foram escolhidas, por estado, cinco cidades das regiões intermediárias e um município-polo.

A prefeita do município de Belém, Paula Santa Rosa, destacou que a parceria é fundamental para que o município avance em diversas áreas. “O nosso sentimento ao fazer parte desse projeto é de gratidão, principalmente por sermos um município pequeno, que precisa dessa parceria junto com todo esse grupo que está dando assistência ao nosso município. Somos gratos à Sudene e aos parceiros envolvidos no projeto que só tem a beneficiar os municípios participantes”, afirma.

Já a prefeita de Maribondo, Leopoldina Amorim, ressaltou também a importância de poder mostrar, durante o lançamento do projeto, um pouco do que é produzido na cidade, como o artesanato e produtos da apicultura. “Estou muito feliz. Isso é muito importante. É uma oportunidade para mostrar o nosso trabalho. Não poderíamos deixar de participar. Tudo o que for para mostrar o nosso potencial, a prefeitura está junto”, pontua.

Parceiros


A Sudene reuniu instituições, como o próprio Sebrae Alagoas, para montar uma força-tarefa capaz de oferecer capacitações em várias áreas. Porém, outros parceiros podem ser identificados a partir do levantamento contínuo nas gestões municipais que integram o projeto. Ações como ampliação da conectividade no território e apoio a cadeias produtivas estratégicas, já foram iniciadas pela Sudene.

No lançamento, o gerente adjunto de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Márcio Barcellos, enfatizou a importância do Sebrae no apoio aos pequenos negócios e no desafio de contribuir com a superação das desigualdades no país. Ele listou algumas ações da instituição, como o incentivo à produção rural, compras públicas e melhoria no ambiente de negócios, com um olhar de futuro por meio da educação empreendedora e dos parceiros para entender as necessidades dos territórios.

“É importante um momento como esse para que a gente olhe para dentro desses municípios. Só podemos encontrar soluções em conjunto para um lugar em que conhecemos a realidade, por isso é importante que todos possam conhecer esses territórios, as lideranças locais e entender os desafios desses municípios e trabalhar com constância e propósito”, finaliza.

O diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Marcos Falcão Gonçalves, também reforçou a relevância da parceria para o projeto. “Sempre procuramos chegar aos municípios que têm menos apoio e os piores índices de desenvolvimento socioeconômico, levando políticas públicas para eles, sempre com o pensamento em que não podemos fazer desenvolvimento sozinhos. Por isso, buscamos parceiros como o Sebrae, Banco do Nordeste e Ministério da Agricultura para levar capacitações e pontos de conectividade, além de ações focadas nas necessidades de cada município”, conclui.

O lançamento geral do PDF, com a participação de instituições parceiras e prefeituras dos 11 estados da área de atuação da Sudene, foi realizado no dia 30 de junho, em Recife (PE). O projeto já foi lançado na Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo.