Interior

Pilar terá força-tarefa para fortalecer atenção primária à saúde

Por Ascom Pilar 31/07/2022 13h28
Pilar terá força-tarefa para fortalecer atenção primária à saúde
Pilar terá força-tarefa para fortalecer atenção primária à saúde - Foto: Ascom Pilar

Saúde é prioridade no Pilar. E é para ampliar o serviço ofertado à população que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia, neste mês de agosto, uma verdadeira força-tarefa. Com o programa “Saúde em Ação”, o Município, inclusive, já contratou 125 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para reforçar as equipes que já atuam em diversas frentes, a exemplo das ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças.

Serão três meses de atividades extras, com atendimentos 12 horas por dia, de segunda a sábado, quando os profissionais também irão visitar os pacientes que necessitam de cuidados em sua própria residência, aprimorando, assim, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) já disponibilizado pela Prefeitura. Outra novidade será o atendimento noturno, das 17h às 21h, nas 13 unidades básicas de saúde do Pilar, a fim de suprir a demanda reprimida das respectivas unidades, como explica o gerente de Atenção Primária à Saúde, Marcel Damasceno.

“As pessoas contratadas, inclusive, já estão sendo treinadas com vistas ao Estratégia Saúde da Família. Serão sete frentes de trabalho. E nós também iremos até o paciente que, por qualquer motivo, não pode se deslocar até o posto de saúde durante o dia. Além disso, nossas equipes vão percorrer estabelecimentos comerciais para atualizar os cartões de vacina, aferir pressão arterial e mensurar a glicemia dos trabalhadores, sem qualquer prejuízo à empresa ou colaborador durante o expediente”, conta o gerente, acrescentando que dois estabelecimentos serão escolhidos a cada semana.

“E sempre que encontrarmos um cidadão precisando de um atendimento mais direcionado, faremos o devido encaminhamento ali mesmo. Nosso objetivo é facilitar a vida de quem tem seus afazeres e não consegue se deslocar à unidade de saúde no horário comercial. Será uma verdadeira busca ativa, para que alcancemos, por exemplo, todas as metas traçadas pelo Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que busca aumentar o acesso da população aos serviços da atenção primária, fortalecendo o vínculo entre profissional e paciente”, reforça Damasceno.

O programa Saúde em Ação contempla também a ampliação da oferta de citologias no horário noturno, com a finalidade de se identificar precocemente neoplasias malignas do colo do útero em mulheres, com idade entre 26 e 46 anos, residentes no município.

“Por fim, vamos também atualizar os cartões de vacina dos estudantes nas trezes escolas da rede municipal de ensino. Nosso objetivo é fazer o mesmo em todas as unidades de saúde. Ninguém vai ficar de fora. Temos 100% de cobertura na atenção básica e, também por isso, precisamos manter o nível de excelência do nosso serviço de saúde, prestando um atendimento integral à população e evitando, com isso, que grande parte dos problemas evoluam para a média e alta complexidade”, ressalta o gerente.

Tags: