Interior

No Pilar, oficina de boas práticas capacita comerciantes do setor de alimentos

Por Ascom Pilar 19/07/2022 08h26
No Pilar, oficina de boas práticas capacita comerciantes do setor de alimentos
No Pilar, oficina de boas práticas capacita comerciantes do setor de alimentos - Foto: Ascom PIlar

O Cine Pilarense foi palco, na tarde desta segunda-feira (18), da 1ª Oficina de Boas Práticas no Serviço de Alimentação, destinada a comerciantes do Pilar que atuam no setor de bares e restaurantes. Ao todo, 30 empreendedores participaram da oficina, com duração de 5h, sobre os cuidados inerentes à manipulação e conservação dos alimentos. Ao término da capacitação, todos os participantes receberam certificado.

Realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, a oficina antecede o Dia Nacional da Vigilância Sanitária (08 de agosto), com quem a Prefeitura vai realizar, em breve, uma ação educativa para conscientizar a população em geral sobre os riscos biológico, físico e químico de contaminação dos alimentos.

A oficina é fruto de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cuja consultora Rosemary Vital abordou temas como o acondicionamento adequado, a correta manipulação e o respeito ao prazo de validade dos alimentos.

“Estou muito feliz por esta oportunidade e pela parceria com a Prefeitura do Pilar, que conseguiu reunir um bom número de participantes, para que os manipuladores de alimentos estejam cada vez mais conscientes e preparados, garantindo, assim, a segurança de nós consumidores. Esta foi a primeira de muitas oficinas que virão”, afirmou a nutricionista e palestrante do dia.

E além de certificar os empreendimentos, o curso também fortalece o turismo responsável, quando exercido em respeito ao meio ambiente, sociedade e economia locais, como explica a turismóloga da Secretaria de Turismo e Eventos. “O Sebrae é um grande parceiro do turismo no Pilar. Já havíamos feito uma oficina sobre qualidade no atendimento. E oportunidades como esta são sempre muito mais do que uma simples reciclagem, o que só reforça o alcance da iniciativa. Todos saem ganhando”, atestou Priscila Pereira.

Um dos participantes da oficina foi Luiz Augusto, que inaugurou o Rei do Caldo há dois anos e, desde então, sempre busca cursos para aprimorar o seu negócio. “Foi muito gratificante acompanhar essa palestra porque todos puderam colher informações valiosas sobre a manipulação dos alimentos. É dessa forma, adquirindo cada vez mais conhecimento, que se consegue levar o melhor produto para o cliente”, disse o empresário.

Tags: