Interior

Baile e Festa da Chita: eventos tradicionais de julho devem acontecer em setembro em Paulo Jacinto

O gestor da cidade adiou o festejo devido as chuvas que atingiram todo o estado, mas políticos da oposição lamenta decisão

Por Tribuna Hoje 14/07/2022 14h37 - Atualizado em 14/07/2022 16h44
Baile e Festa da Chita: eventos tradicionais de julho devem acontecer em setembro em Paulo Jacinto
O evento tradicional da cidade de Paulo Jacinto é tombado como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial de Alagoas - Foto: Redes sociais

No próximo fim de semana aconteceria o Baile da Chita, evento tradicional da cidade de Paulo Jacinto, no Agreste de Alagoas,  que completa 70 anos,  tombado como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial de Alagoas, o evento foi realizado de forma híbrida nos últimos dois anos. Este ano, supostamente por conta das últimas chuvas, o gestor da cidade decidiu adiar o evento.

As chuvas atingiram várias cidades do interior de Alagoas onde o Rio Mundaú e Paraíba passam. A água não invadiu as residências de Paulo Jacinto, segundo informações de moradores do interior, apenas duas casas foram atingidas.

Político do interior, que prefere ficar anônimo, teceu críticas ao cancelamento da festa, tendo em vista que o fato do município ter decretado situação de emergência devido às enchentes é incoerente. “Foi informado pela prefeitura que tivemos 527 pessoas atingidas entre desabrigados e desalojados. Ao tempo que foi corrigido para 07 pessoas apenas.” Explica. “Sabemos que um dos benefícios do decreto de emergência é comprar e contratar sem licitação.” Complementa.

Tradicionalmente festa acontece no mês de julho (Redes sociais)



Em nota a Prefeitura informa que o festejo foi cancelado em solidariedade aos municípios vizinhos e também o decreto de emergência do estado de Alagoas.

“O Município de Paulo Jacinto, em virtude das fortes chuvas que atingiram todo o vale do Paraíba, em solidariedade aos Municípios circunvizinhos e o Decreto de Emergência do Estado de Alagoas 83.839 de 01 de julho de 2022 onde nosso Município faz parte, também reconhecido pelo Governo Federal, não tivemos condições de organizar nossa tradicional Festa da Chita para o mês de julho.”

Segundo o Secretário de Cultura do Município, Everaldo Júnior, o evento já tem previsão de nova data para os dias 16, 17 e 18 de setembro.