Cidades
Alagoas tem alerta de chuvas intensas e ventos fortes nesta sexta
Nesta sexta-feira (1º), as previsões para Alagoas de ocorrência de chuvas intensas e ventos fortes. As condições climáticas oscilam entre o nível de "perigo potencial" em todo o estado e um nível mais crítico, classificado como "perigo", abrangendo 15 municípios. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso de "perigo potencial", válido das 0h até as 23h59, prevê chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo acumular até 50 mm ao longo do dia, além de ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h.
Embora os riscos sejam considerados baixos, há possibilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e eventuais descargas elétricas, conforme o Inmet.
O alerta mais grave, classificado como "perigo", atinge diretamente 15 cidades nas regiões do Litoral e da Zona da Mata. Nestes locais, a chuva pode variar entre 30 e 60 mm por hora ou alcançar até 100 mm diários. Os ventos também são mais intensos, com velocidades que podem variar de 60 a 100 km/h. Os riscos incluem quedas de árvores, alagamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.
Os municípios afetados pelo alerta mais severo são: Campestre, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
O órgão orienta a população a evitar ficar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também recomenda que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é sugerido que aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica não sejam utilizados enquanto persistirem as condições instáveis. Nas áreas mais afetadas, pode ser necessário desligar o quadro geral de energia como medida preventiva.
Em casos de emergência, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Mais lidas
-
1Poder e ambiguidade
Direto Pro Inferno chega à Netflix com drama biográfico sobre vidente controversa
-
2Maceió
Vídeo: reintegração de posse é marcada por desespero de 12 famílias
-
3Previsão do tempo
Inmet emite alerta amarelo de chuva para Maceió e mais 78 cidades de Alagoas neste domingo
-
4Segurança
Funcionário de supermercado é preso suspeito de furtar mais de 30 garrafas de whisky em Maceió
-
5Candidatura
Engenheiro Geison Alves lança candidatura para presidência do Crea/AL e Rosa Tenório declara apoio à sucessão



