Interior

Estação meteorológica aprimora atuação da Defesa Civil no interior de Alagoas

Por Tribuna Hoje com assessoria 06/07/2022 10h49
Estação meteorológica aprimora atuação da Defesa Civil no interior de Alagoas
Estação meteorológica - Foto: Assessoria

A Prefeitura do Pilar segue trabalhando para assistir integralmente os desabrigados e desalojados das fortes chuvas que caíram em várias regiões de Alagoas. E foi para aprimorar a atuação das equipes da Defesa Civil que o Município fez mais um importante investimento, adquirindo uma estação meteorológica automática que, inclusive, já está em funcionamento.

A estação é capaz de transmitir, em tempo real, informações diversas sobre a condição climática, melhorando, assim, o tempo resposta em situações de risco. Isso porque os sensores permitem que o armazenamento e o processamento dos dados sejam informatizados, registrando temperatura, velocidade e direção do vento, radiação, umidade do ar, pressão atmosférica, volume de chuvas previsto, entre outras variáveis.

A principal finalidade do equipamento é reduzir os riscos de desastres, favorecendo, portanto, as ações de prevenção, como explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Almir Santos.

“No caso específico do Pilar, o trabalho de mitigação dos danos acaba comprometido pela ação das águas oriundas das cidades que integram a bacia do Rio Paraíba. Por isso é que a nossa Lagoa Manguaba fica bastante vulnerável, de modo que não podemos evitar os alagamentos. Mas este equipamento vai nos ajudar bastante a prever, com mais exatidão, episódios como o que registramos recentemente”, afirma o coordenador, acrescentando que a atuação integrada com as secretarias municipais vem fazendo a diferença no Pilar.

“Tivemos três eventos penosos num curto espaço de tempo. Foi algo atípico e que trouxe mais prejuízos do que a enchente de 2017, no início da gestão do prefeito Renato Filho. Inclusive, foi ele quem, à época, resgatou a nossa estação meteorológica, que, infelizmente, foi alvo da ação de vândalos”, recorda Almir, destacando o apoio das equipes da Saúde, Assistência Social e Secretaria de Urbanismo.

Prefeito do Pilar, Renato Filho, por sua vez, reforça que cuidar das pessoas sempre foi uma prioridade de gestão. “Nesse sentido, a tecnologia surge como uma aliada. Trabalhamos diuturnamente, desde o último episódio de fortes chuvas, para minimizar tamanho impacto na vida das pessoas, acolhendo todas as famílias e seguindo com o mutirão de limpeza por várias ruas da cidade. E, após contabilizarmos os danos, iremos anunciar um auxílio financeiro para que todos possam retomar suas vidas normalmente”, garante o prefeito.

O telefone para contato com a Defesa Civil Municipal é o (82) 98826-9324.