Interior

Vídeo: Várias cidades alagoanas registram transbordamento de rios e inundações

Em Quebrangulo, muitos moradores já estão saindo de suas casas para um local mais seguro

Por Tribuna Hoje 01/07/2022 13h26 - Atualizado em 01/07/2022 17h17
Vídeo: Várias cidades alagoanas registram transbordamento de rios e inundações
Água tomou conta de acesso ao povoado Caruru em São José da Laje - Foto: Reprodução

As chuvas que caem em várias regiões de Alagoas desde noite desta quinta-feira (30), vêm trazendo transtornos e medo para moradores de cidades ribeirinhas. Em Quebrangulo, o nível do Rio Paraíba subiu mais de três metros e acabou transbordando e atingido algumas ruas da cidade. Muitos moradores já estão saindo de suas casas para serem abrigados em locais segurios. A confirmação foi dada em uma live no perfil oficial da prefeitura no Instragarm.



Além disso, avisos meteorológicos foram enviados, uma vez que chove também em cidades de Pernambuco, estado da nascente do rio.

Várias ruas da cidade ficaram inundadas nesta sexta-feira (01) Foto: Redes Sociais



Em Paulo Jacinto a população já está em alerta. Nos grupos de WhastsApp e nas redes sociais, o assunto é chuva. O nível do Rio Paraíba na cidade aumentou e já atingiu o quintal de algumas residências. Ainda no município, dois riachos transbordaram atingindo uma estrada vicinal, impossibilitando a passagem de veículos. Ruas da cidade também ficaram alagadas nesta sexta-feira (01).

No Povoado José Aurino de Barros, no Povoado Vila São Francisco, entre Quebrangulo e  Paulo Jacinto, a situação é desesperadora, moradores estão tentando tirar as coisas de casa para levar a um local seguro. Animais estão sendo regatados  por conta da força da água. Vários vídeos enviados em grupos e nas redes sociais mostra os transtornos. causados.  

A Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Paulo Jacinto, emitiu um comunicado solicitando que os moradores de áreas próxima ao rio procurassem um local mais seguro, pois em contato com a Defesa Civil e a Prefeitura, foram informados da elevação do nível do rio.

A preocupação dos moradores tanto de Quebrangulo  quanto de Paulo Jacinto, no Agreste do estado, é chegou uma informação que um açude de grande extensão teria ''estourado'' – sangrado, e a água caiu direto no Rio Paraíba. A reportagem tentou confirmar se o fato é verdadeiro e se o rio pode ser atingido, mas não obteve resultado.

Moradores já estão assustado (Foto: Redes Sociais)



Na Zona da Mata a situação não é diferente, o Rio Mundaú segue com nível elevado na cidade de Correntes, em Pernambuco, assim como em União dos Palmares em Alagoas.

Parte do Povoado Caruru, na zona rural de São José da Laje, encontra-se submerso e veículos já não conseguem passam pela estrada de acesso a localidade. Também há registros de inundações nas áreas rurais de Santana do Mundaú e União dos Palmares.

Em Maceió, algumas ruas ficaram alagadas, e a reclamação da população é falta de manutenção nas galerias de águas pluviais e saneamento.