Interior

Projetos da Agreste Saneamento alcançam comunidade vulnerável e geram impacto social

Nos primeiros seis meses deste ano, empresa doou mais de 600 kg de mantas e cerca de 500 kg de alimentos não perecíveis

Por Assessoria 30/06/2022 14h33
Projetos da Agreste Saneamento alcançam comunidade vulnerável e geram impacto social
Atualmente, a empresa desenvolve diversos projetos voltados para melhorar a vida nas comunidades dos munícipios atendidos pela Parceria Público Privada - Foto: Assessoria

A responsabilidade social é um compromisso assumido pela Agreste Saneamento, operação da Iguá em Alagoas, desde a sua implantação no estado há uma década. Atualmente, a empresa desenvolve diversos projetos voltados para melhorar a vida nas comunidades dos munícipios atendidos pela Parceria Público Privada (PPP). Entre janeiro e junho deste ano, a empresa realizou ações que beneficiaram produtores rurais e pessoas em vulnerabilidade com a doação de 600 kg de mantas de polipropileno para uso na agricultura e cerca de 500 kg de alimentos.

As doações integram três projetos desenvolvidos periodicamente pela companhia: o Agreste Rural, Agreste Solidário e Campanha do Agasalho. Os dois últimos beneficiam famílias que foram atingidas de alguma forma pelos efeitos das chuvas que caem em Alagoas desde o início de junho.

De acordo com a coordenadora administrativa da Agreste, Andrezza Lopes, o objetivo dessas ações é estreitar os laços com a comunidade. Segundo ela, um dos diferenciais da Iguá é a agenda de relacionamento com as pessoas, que funciona como um dos pilares estratégicos. Isto significa que a empresa atua com um olhar bastante apurado para as necessidades da população, promovendo soluções e impacto social.

Exemplo disso é o Agreste Solidário, projeto que nasceu em 2018 e já atendeu mais de 300 famílias. A iniciativa começou com colaboradores durante atividades de rotina em campo. Eles identificaram situações de vulnerabilidade e promoveram o recolhimento de doações entre os colegas para suprir essa necessidade. A partir daí a Agreste começou a dobrar as arrecadações.

“Também desenvolvemos outras ações sociais como recolhimento de agasalhos e apoio à agricultura familiar de subsistência na região, com o Agreste Rural fortalecendo assim o pilar de respeito às pessoas, que é uma das bases do desenvolvimento sustentável da empresa”, afirma Andrezza.

Além de ajudar a quem precisa, Andrezza reforça que as iniciativas ainda têm o poder de aquecer os corações e manter os times unidos. “É importante destacar que os projetos são resultado de muita dedicação da Agreste Saneamento e dos colaboradores em perceber situações em que determinada atuação, mesmo que não esteja dentro do nosso escopo de trabalho, é necessária. Isso vai além da relação empresa x consumidores. É uma atitude que gera sinergia, motiva as equipes a fazerem um pouco mais e reforça o nosso compromisso em cuidar das pessoas, em fazer a diferença onde atuamos”, pontua.

Sobre a Agreste Saneamento


A Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 - através de uma parceria público-privada (PPP) - com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas.

É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) nos anos de 2018, 2020 e 2021. Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”.

Em 2021, recebeu o troféu “Quíron Bronze” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.

Sobre a Iguá Saneamento


Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas.

A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030.

Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br