Interior

Inmet publica alerta de chuvas de 60 milímetros por hora para 57 cidades alagoanas

A previsão é de que o período chuvoso se estenda até a quinta-feira (23), véspera de São João, nestas cidades

Por Lucas França com Tribuna Hoje 22/06/2022 11h11 - Atualizado em 23/06/2022 09h38
Inmet publica alerta de chuvas de 60 milímetros por hora para 57 cidades alagoanas
Chuvas deve seguir até a próxima semana - Foto: Ilustração

Quatro avisos de chuvas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (22). Os avisos foram um vermelho, um laranja e dois amarelos, para as próximas 24 horas no estado.

O alerta vermelho, considerado de “Grande Perigo’’ foi emitidos para 57 municípios: Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Flexeiras, Ibateguara, Igaci, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Satuba, Tanque D'Arca, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa

Para estes municípios, o aviso mostra que poderá ocorrer chuvas superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia a partir das 13h de hoje. Além disso, o Inmet confirma que há risco de alagamentos, e transbordamentos de rios, assim como grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

A previsão é de que o período chuvoso se estenda até a quinta-feira (23), véspera de São João. Essa chuva com intensidade ocorrerá ainda na região metropolitana de Recife, a região da Mata e do Agreste pernambucano.

Já os alerta laranja, deve ser estender até o dia 29, com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Este aviso também vale para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Em Alagoas, as regiões Leste, Agreste e Sertão que serão atingidas. Ainda segundo o Inmet, existe o risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

E os alerta amarelos, mostram chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia em municípios do Sertão Alagoano, Agreste e Leste do estado. O outro alerta amarelo tem o Sertão alagoano inserido, porém abrange outros estados como Paraíba, Rio Grande do Norte , Ceará e Pernambuco.

ORIENTAÇÃO

O Inmet orienta que a população desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia; observe alteração nas encostas; permaneça em local abrigado durante as chuvas.

Outra orientação dada pelo Inmet é que em caso de situação de inundação, ou similar, a população proteja seus pertences da água e coloque em sacos plásticos.

E as informações gerais devem entrar em contato com a Defesa Civil no 199 e Corpo de Bombeiros no 193.