Interior

ARA-JUA: Ciclistas chegam a São José da Tapera no primeiro dia de percurso até Juazeiro do Norte

O evento de 2022 reúne aproximadamente 16 ciclistas que estão na faixa de idade entre 50 e 80 anos, aposentados e profissionais de diversas áreas, e têm como objetivo primário incentivar a prática de atividade esportiva em pessoas acima da meia idade

Por Assessoria 14/06/2022 17h39 - Atualizado em 14/06/2022 18h34
ARA-JUA: Ciclistas chegam a São José da Tapera no primeiro dia de percurso até Juazeiro do Norte
Chegada dos ciclistas em São José da Tapera ocorreu nesta terça (14) - Foto: Reprodução

Pela sexta vez um grupo de amigos das cidades de Arapiraca, Maceió e Entre Rios, na Bahia, com idades entre 50 e 80 anos se reúnem para um cicloviagem entre a cidade alagoana de Arapiraca e Juazeiro do Norte. O evento, chamado de ARA-JUA, acontece sempre no feriadão de Corpus Christi e percorre uma distância de aproximadamente 580 km em 5 dias de intensas pedaladas.

Este ano a largada aconteceu às 5:00 horas da manhã desta terça-feira (14) no hotel Sol Nascente. Neste primeiro dia serão percorridos aproximadamente 80 km até a cidade de São José da Tapera, no sertão alagoano.

No segundo dia os ciclistas veteranos largam de São José da Tapera e percorrerão aproximadamente 120 km até a cidade de Paulo Afonso, na Bahia.

No terceiro dia largam de Paulo Afonso e percorrem mais 120 com destino a cidade pernambucana de Floresta.

No quarto dia eles saem de Floresta e percorrem 140 km até a cidade de Salgueiro, também no sertão pernambucano.

No quinto e último dia saem de Salgueiro em direção a Juazeiro do Norte, num percurso de aproximadamente 120 km.

O ARA-JUA foi criado por Egberto Pedro da Silva em 2006, ciclista arapiraquense, que depois do diagnóstico de diabetes resolveu criar este desafio como forma de se manter sempre em atividade física.

Neste primeiro evento dois amigos foram convidados para pedalarem juntos: Álvaro Cezar, da cidade baiana de Entre Rios e o arapiraquense Severino Xavier, que já tinha feito esta viagem mais de trinta vezes na ocasião.

O evento de 2022 reúne aproximadamente 16 ciclistas que estão na faixa de idade entre 50 e 80 anos, aposentados e profissionais de diversas áreas, e têm como objetivo primário incentivar a prática de atividade esportiva em pessoas acima da meia idade, para a melhoria da qualidade de vida e para a manutenção da saúde física e mental.

Todos iniciam seus treinamentos no início do ano, onde vão aumentando gradativamente o percurso percorrido até a distância máxima de 140 km, que equivale ao maior trajeto da cicloviagem. Alguns grupos, como o de Arapiraca, fazem pedaladas em grupo e pequenas cicloviagem, como Arapiraca – Pontal de Coruripe, Arapiraca - Maceió e Arapiraca – Garanhuns como forma de ganhar mais resistência, visto que estes percursos são feitos em dois dias, ida e volta.

Ciclistas de todo o Brasil, que já possuem o hábito de pedalar grandes distâncias, e de todas as idades, são convidados para se juntarem ao grupo. É só fazer contato com o organizador, através do WhatsApp (82) 99930 7666.