Interior

Chuvas seguem prejudicando fornecimento de água em Palmeira dos Índios, Anadia e Maribondo

Casal trabalha para restabelecer integralmente abastecimento desses municípios e segue monitorando qualidade da água nos mananciais

Por David Melo / Ascom Casal 08/06/2022 18h48
Chuvas seguem prejudicando fornecimento de água em Palmeira dos Índios, Anadia e Maribondo
Chuvas intensas em Palmeira e Quebrangulo dificultam o tratamento da água - Foto: Ascom Casal

As chuvas dos últimos dias seguem afetando o fornecimento de água para Palmeira dos Índios, Anadia e Maribondo nesta quarta-feira (8). Essas cidades são abastecidas com líquido captado em barragens situadas na região e que, devido às chuvas, estão recebendo muitos sedimentos, lama e matéria orgânica, dando à água bruta condições que inviabilizam o tratamento.

Conforme explicou Gileno Marques, coordenador de Produção e Distribuição da Unidade de Negócio Serrana, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), as chuvas vêm carregando grande quantidade de matéria sólida para a estação de captação do Sistema Caçamba de Abastecimento, em Quebrangulo, o qual fornece água para Palmeira dos Índios. “Esse material está causando alterações acentuadas na cor e na turbidez da água captada nessa estação, dificultando seu tratamento”, ressaltou.

Essa dificuldade de tratar o líquido bruto (aquele que é captado na barragem) levou a Casal a suspender, na última segunda-feira (6), as atividades do Sistema. Como o Caçamba contribui com 30% do abastecimento de Palmeira dos Índios, algumas localidades tiveram deficiência no abastecimento. Cabe frisar que os outros 70% da cidade recebem água do Sistema Carangueja, o qual segue em funcionamento.

Outro motivo que contribuiu para a suspensão das atividades foi o deslizamento de uma barreira no bairro Maçonaria, também na segunda-feira (6). Na ocasião, lama e pedras desceram a encosta e ficaram retidas nas colunas de sustentação das tubulações da Casal, que precisou interromper momentaneamente o bombeamento de água.

“Reativamos, às 18h desta terça-feira (7), o Sistema Caçamba e agora estamos averiguando a qualidade do líquido tratado”, acrescentou o coordenador Gileno Marques. “Voltaremos a distribuir a água assim que constatarmos que os padrões de potabilidade previstos em portaria do Ministério da Saúde foram atendidos”, acrescentou. Dessa forma, segundo ele, a Companhia pretende garantir o fornecimento de 100% do volume normalmente ofertado a Palmeira dos Índios.

Anadia e Maribondo

A incidência de chuvas também prejudicou o fornecimento de água de Anadia e Maribondo. É que a quantidade de partículas sólidas na água do manancial do sistema coletivo dessas cidades está impossibilitando o tratamento e a distribuição do líquido. A Casal está efetuando testes frequentes a fim de retomar o serviço tão logo seja possível.

A Companhia ressalta que, por lei, não pode distribuir água fora dos padrões de consumo. Por isso, nesse tipo de situação, que é consequência da incidência de fortes chuvas e de causas ambientais, o abastecimento fica temporariamente suspenso até que as condições de tratamento da água sejam restabelecidas.