Interior

Simulado de Emergência da MVV atesta preparo das autoridades e população

Primeira simulação envolvendo barragem ocorreu em Craíbas, com organização da Defesa Civil

Por Assessoria 08/06/2022 14h04
Simulado de Emergência da MVV atesta preparo das autoridades e população
Simulado de Emergência da MVV - Foto: Assessoria

A cidade de Craíbas vivenciou no último dia 21 o 1º Simulado de Emergência da Barragem da Mina Serrote, mesmo com o tempo chuvoso.

Os moradores que ficam até 10 km da barragem da Mineração Vale Verde (MVV) foram convidados e compareceram a este evento preventivo e pedagógico para aprender a se autossalvarem em caso de real crise envolvendo rompimento da estrutura, ainda que isso seja minimamente possível de ocorrer diante dos cuidados regulares da MVV.

Essas pessoas ficam na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS) e estão sendo instruídas tecnicamente, a partir de rotas de fuga e pontos de encontro, em como agir para serem resgatadas em um cenário hipotético de emergência.

"O diálogo com a MVV foi muito bom. Esclareceu tudo para nós e, assim, pudemos fazer esse Simulado com tranquilidade", diz Bernardino de Sena, 48 anos, formado em magistério e morador da comunidade Salgado. Para a atividade, ele levou seu sobrinho Risonaldo Sena, 24.

(Foto: Assessoria)


"Agora é esperar pelo Simulado do ano que vem! Mesmo com toda essa chuva, gostei de participar e ficar sabendo de tudo o que precisamos fazer nessas situações", pontua ele, que é agricultor de milho e feijão na região, também residente do Salgado.

Além desta comunidade, estão na ZAS o sítio Volta, Assentamento Cachoeira, Poço das Pedras e Abóboras, todas elas na zona rural de Craíbas.

“Eu mesma não tenho medo algum dessa barragem! Vocês trabalham para isso: para garantir que ela não rompa. Tenho fé em Deus e no trabalho sério de vocês da mineradora. Fé que nada vai acontecer! Gostaria de agradecer à equipe envolvida”, comenta a dona Silvana Silva, de 34 anos.

Ela é agricultora e tem seis filhos. “Fiz questão de vir com meus filhos pequenos e meu marido. São oito ao todo na minha casa. Moramos no sítio Volta. É importante participar sempre”, finaliza ela.

(Foto: Assessoria)


Nos últimos dias, as chuvas no Agreste alagoano se intensificaram consideravelmente. A Defesa Civil do Estado de Alagoas informou no dia 20/05 sobre o volume acumulado de água advindo dessas fortes chuvas, podendo ultrapassar 300 mm nos próximos dias em Alagoas.

No entanto, a MVV reforça que a Barragem Serrote está segura e estável, em condições operacionais dentro da normalidade, apesar das fortes chuvas que vêm acometendo a região.

MONITORAMENTO CONSTANTE

A estrutura é monitorada 24 h/dia por meio de instrumentos totalmente automatizados e câmeras de alta resolução, além de contar com uma equipe dedicada em campo. Ademais, esta estrutura é projetada para um volume de chuvas muito superior ao atual

Segundo Tony Lima, gerente geral de Operação da MVV, a adoção de metodologias construtivas seguras, como alteamento à jusante (a barragem cresce na direção oposta ao reservatório) e instrumentação geotécnica de controle da estrutura foram implantadas para garantir a segurança da mesma e a obtenção dos melhores resultados ao longo dos 14 anos previstos de beneficiamento do concentrado de cobre na Mina Serrote.

(Foto: Assessoria)


Essa estrutura conta, ainda, com inspeções regulares in loco por profissionais habilitados, inspeção visual por câmeras de alta precisão, análises de estabilidade e acompanhamento de consultores externos.

"Um ponto importante a ser colocado é que a nossa Barragem Serrote é segura e estável. Foi feita com métodos construtivos robustos, comprovadamente eficientes e com monitoramento 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. O Simulado está ocorrendo pela primeira vez, tendo em vista que a nossa barragem tem cerca de um ano, apenas. Está em sua fase inicial. Mesmo assim, desde já, ficaremos todos nós, empregados e moradores da ZAS, sempre preparados para um eventual incidente, ainda que ele não ocorra. Como é o caso, por exemplo, daquele aviso inicial que o piloto sempre dá quando entramos em um avião, prestes a iniciar um voo. É preciso que todos saibam os procedimentos corretos para o caso de algo acontecer, mesmo que isso seja hipotético. Vale ressaltar que, desde o início da construção da nossa barragem, todos os esforços foram realizados para assegurar que não há risco de instabilidade ou prejuízos à vida em geral, tanto das pessoas da região, como da fauna e flora do bioma Caatinga. Aqui na Mina Serrote, a vida é o que mais importa", diz Tony.

O Simulado teve à frente a Defesa Civil (Craíbas, Arapiraca e Estadual), juntamente com a MVV, além de diversas autoridades como o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM); o 7º Grupamento de Bombeiro Militar; a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca; a Guarda Municipal de Craíbas; o Exército Brasileiro (Tiro de Guerra (07-015); e a Agência Nacional de Mineração (ANM).

“Para a população, pode ter parecido uma movimentação diferente, estranha do que é habitual por aqui, mas é de muita utilidade e em benefício dela mesma. Porque esperamos que nada aconteça; mas se houver, o pessoal que participou desse Simulado está pronto para agir e se proteger”, diz Fernando Bispo, representante da ANM regional Alagoas, que esteve presente no evento e ressaltou a organização do mesmo.

(Foto: Assessoria)


Mariana Mendes, também da ANM, falou da importância de as pessoas que estão na ZAS atuarem nessas simulações. “É essencial que essas famílias estejam conscientes e treinadas sobre o que fazer em uma situação de real emergência. Sabemos que o raciocínio lógico não funciona muito bem nesses contextos. Por isso, é importante as pessoas estarem realmente treinadas, com o constante reforço desses procedimentos de evacuação”, pontua Mariana.

O Simulado contou com 11 Pontos de Encontro, onde os moradores iam chegando e tendo suas marcações de tempo anotadas. A orientação era que todos e todas fossem a pé para a devida medição de quanto tempo cada pessoa de cada residência levaria para chegar sã e salva.

Essa simulação é uma determinação da nova lei de barragens em nosso país, justamente após as tragédias ambientais em Minas Gerais.

Outro ponto importante é que este Simulado será realizado todos os anos, a fim de que todos os atores envolvidos (Defesa Civil, MVV, autoridades e moradores da ZAS) possam encontrar pontos de melhoria, ano após ano, mesmo sendo mínima a incidência de um cenário de rompimento na Barragem Serrote.

(Foto: Assessoria)


“O momento é de agradecimento a todos que compareceram — autoridades, colaboradores da MVV e, em especial, aos moradores da ZAS que participaram da simulação, que se deslocaram, saíram de casa em plena chuva. Mas o povo participou ativamente, levando seus filhos. A Defesa Civil de Craíbas estará à disposição sempre. Ano que vem, vamos mobilizar ainda mais pessoas da ZAS para virem ao Simulado e fazer bonito mais uma vez”, conclui o coordenador da Defesa Civil de Craíbas, Edmilson Teixeira.

TABLETOP

Ao longo dos últimos meses, a MVV se dedicou com afinco e responsabilidade para a realização em conjunto dessa simulação. Para garantir que tudo estivesse dentro do cronograma planejado, a mineradora realizou diversas ações pontuais. A primeira delas ocorreu no último dia 16 com um tabletop — um exercício hipotético com conferência de fluxos de notificação — envolvendo as autoridades que estiveram no dia do simulado.

SEMINÁRIO ORIENTATIVO

Já no último dia 18, houve o Seminário Orientativo sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), apresentando cada minúcia deste documento para que fosse garantido aos moradores participantes que todos os cuidados estão sendo tomados e perdurarão durante os 14 anos de permanência da Mina Serrote no Agreste alagoano.

FALE CONOSCO

Em caso de dúvidas, a MVV possui o canal direto Fale Conosco através do telefone (82) 9.8189-6016 (WhatsApp). A empresa, desse modo, reforça seu comprometimento com a vida e o bem-estar de todos os moradores da região do Agreste alagoano, colocando sempre em prática a transparência e mostrando que a prevenção é sempre o melhor caminho a ser trilhado, de forma segura e responsável.

(Foto: Assessoria)


SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação no Agreste alagoano.