Interior

Estação de Tratamento de Água recebe estudantes em visita técnica

Por Assessoria 27/05/2022 11h38 - Atualizado em 27/05/2022 14h39
Estação de Tratamento de Água recebe estudantes em visita técnica
Projeto leva educação ambiental e multiplicação de conhecimento para diversos setores da sociedade - Foto: Assessoria

A Agreste Saneamento, operação da Iguá em Alagoas, retoma o projeto Você no Saneamento, que consiste em visitas técnicas de vários setores da sociedade às Estações de Tratamento de Água (ETAs) geridas pela empresa. A atividade havia sido suspensa devido às medidas sanitárias impostas para controle da Covid-19. Com a flexibilização, no entanto, o trabalho terá sequência. Nesta sexta-feira (27) estudantes da Universidade Federal de Alagoas serão recebidos na ETA Arapiraca.

Nas visitas técnicas, os participantes conhecem todo o ciclo de tratamento, incluindo as etapas de chegada da água bruta, processos químicos e físicos, análises até a entrega do líquido para que a Companha de Saneamento de Alagoas (Casal) faça a distribuição à população.

“O projeto visa inserir a comunidade nas rotinas da empresa, para que entendam todo o processo de como a água chega às torneiras. Além disso, serão compartilhados conteúdos sobre uso consciente, preservação do meio ambiente e projetos da operação na comunidade. Acreditamos que conhecer o passo a passo é fundamental para reforçar a importância do cuidado com o recurso, que é indispensável à vida”, pontua Rafaela Santoro, supervisora de meio ambiente e responsabilidade social da Agreste Saneamento.

A atividade é aberta à comunidade, basta que os grupos interessados procurem a empresa para realizar a solicitação e posterior agendamento. O projeto Você no Saneamento é uma das ações desenvolvidas baseadas nos quatro pilares essenciais da Iguá que orientam a realização das atividades socioambientais em todas as suas unidades operacionais. Dessa forma, constituem o plano estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

“É por meio de projetos como estes que colocamos em prática o plano estratégico SERR da Iguá e reforçamos o nosso compromisso em ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Nosso papel é atuar para que todos esses pilares se consolidem e repercutam para as próximas gerações”, pontua a supervisora.

Andrezza Lopes, coordenadora administrativo financeiro da Agreste Saneamento, reforça ainda a importância da integração entre as empresas e a sociedade, principalmente em se tratando das questões ambientais.

“Abrimos as portas da unidade para receber pessoas de diferentes segmentos, níveis de escolaridade e áreas de atuação com a proposta de ofertar conhecimento. Entendemos que cuidar da água vai além de realizar a captação e o tratamento, mas envolve a preservação do meio ambiente, apoio à comunidade e incentivo na formação de agentes multiplicadores da educação ambiental”, enfatiza.

Além do Você no Saneamento, a Agreste também desenvolve outro projeto, o Agreste Itinerante, que consiste em levar as mesmas temáticas, mas de forma lúdica, a crianças de 6 a 11 anos. As atividades acontecem em escolas de ensino básico das cidades atendidas pela companhia.
O trabalho é desenvolvido a partir de parcerias com as escolas e a dupla de palhaços Petequinha e Florzinha. Com isto, as crianças aprendem brincando.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 - através de uma parceria público-privada (PPP) - com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. 

É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) nos anos de 2018, 2020 e 2021. 

Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”.

Em 2021, recebeu o troféu “Quíron Bronze” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. 

Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. 

A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. 

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. 

Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). 

Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br