Interior

Prefeito decreta situação de emergência por conta das fortes chuvas em Arapiraca

Decreto 2.779/22 foi assinado na manhã desta quarta-feira

Por Davi Salsa com assessoria 25/05/2022 14h12 - Atualizado em 25/05/2022 16h00
Prefeito decreta situação de emergência por conta das fortes chuvas em Arapiraca
Decreto foi publicado na manhã desta quarta-feira (25) - Foto: Ascom Arapiraca

Devido aos transtornos provocados pelas fortes chuvas que caem desde a noite de terça-feira (24) e madrugada desta quarta (25) sobre Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa decretou situação de emergência no município.

O Decreto 2.779/22 foi assinado na manhã desta quarta-feira, após as visitas realizadas pelo prefeito às regiões atingidas pelo temporal.

A cidade registrou um acumulado pluviométrico de 113 milímetros, nas últimas horas, e um somatório de 199 milímetros nos últimos seis dias. Os dados mostram um recorde na precipitação de chuvas desde o ano de 2018.

Por conta disso, houve saturação do solo, sobrecarga na drenagem e nas galerias dos riachos Piauí e Perucaba. Essas ocorrências contribuíram para o registro de vários danos a imóveis públicos e privados, além de alagamentos, inundações, enxurradas em vários pontos de Arapiraca.

20 famílias ficaram desalojadas no bairro Brasiliana e já recebem acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento Social, com a doação de roupas, agasalhos, colchões e alimentos.

A Secretaria de Educação decidiu suspender aulas em 20 unidades de ensino na cidade e também na área rural, com o objetivo de dar suporte às famílias que necessitem do apoio do poder público municipal.

Ainda de acordo com o decreto, por determinação do prefeito Luciano Barbosa, todos os órgãos municipais estão mobilizados desde a madrugada desta quarta-feira, para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil de Arapiraca.