Interior

Prefeitura embarga obra da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo e gera polêmica em São Miguel dos Milagres

A Paróquia garante que a prefeitura sabia sim da obra

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 22/03/2022 11h10
Prefeitura embarga obra da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo e gera polêmica em São Miguel dos Milagres
Reforma da igreja gera polêmica em São Miguel dos Milagres - Foto: Divulgação

De um lado a comunidade católica e o padre Josemildo Ferro, que uniram forças e fizeram campanha de arrecadação para iniciar uma pequena reforma na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, uma das mais antigas da Região Norte. Do outro, a prefeitura, que decidiu embargar a obra depois que vários vídeos circularam pela internet. A Paróquia garante que a prefeitura sabia sim da obra. E a prefeitura embargou alegando que não tinha sido comunicada dos trabalhos.

A partir dessa situação uma grande polêmica se instalou no município. A Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo afirma que a obra está sendo acompanhada por dois engenheiros e um arquiteto e que nada está sendo feito aleatoriamente. A igreja informou ainda que conta com a liberação da Arquidiocese de Maceió. Mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a prefeitura não tinha sido informada da realização da obra, alegando, inclusive, que mexe na estrutura da igreja. A partir das duas posições, a comunidade católica se posicionou e está indignada com o embargo feito pela gestão municipal.

Usando as redes sociais, a paróquia informou que o trabalho é de revitalização e de melhoria, e que nada está sendo destruído. Imagens dos trabalhos foram divulgadas no Instagram da paróquia. Depois da ação da prefeitura muitos fiéis ficaram revoltados com o embargo da obra. O padre Josemildo Ferro informou que a prefeitura sabia dos trabalhos e que a obra era necessária por conta de toda situação degradante do prédio.

Procurada, a prefeitura não se manifestou, bem como não houve nenhuma manifestação por parte da Secretaria de Infraestrutura, da Comunicação e nem da Cultura. Quem se manifestou, no entanto, foi o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL). O presidente do Conselho, Fernando Cavalcanti, gravou um vídeo dizendo que sexta-feira, dia 19, recebeu uma denúncia de que a igreja Nossa Senhora Mãe do Povo estava sendo descaracterizada e aparentemente sem responsável técnico. Ele designou que uma equipe do CAU fosse deslocada para o município de São Miguel dos Milagres para averiguações.