Interior

Mulheres ainda são as maiores vítimas da Covid-19 em Arapiraca

Município já aplicou mais de 350 mil doses de vacina na população

Por Ascom Arapiraca com Davi Salsa 22/02/2022 08h42 - Atualizado em 22/02/2022 15h15
Mulheres ainda são as maiores vítimas da Covid-19 em Arapiraca
Boletim mostra que 55,16% das mulheres foram infectadas pelo vírus - Foto: Ascom Arapiraca

O mais recente boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (21), pela Secretaria Municipal de Saúde, revela que as mulheres ainda são as maiores vítimas da Covid-19 em Arapiraca.


O levantamento mostra que a maior parte dos casos da doença atinge 55,16% das mulheres, principalmente com idade entre 30 e 39 anos.


Depois de quase dois meses de aumentos constantes, o número de casos positivos de Covid-19 em Arapiraca também começou a cair.


Apesar da leve queda na taxa de infecção, os cuidados precisam ser redobrados tendo em vista o período carnavalesco.


Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, pela Coordenação de Análise e Informação da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos entre os dias 13 e 20 de fevereiro foi de 1.271, ou seja, cerca de 16% menor do que a semana anterior, que registrou maior pico desde o início da pandemia.

Outro dado que apresentou redução foi a procura por atendimento a Síndromes Gripais. No Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo, referência para os casos, a média é de 90 atendimentos por dia.

Vacinação


Arapiraca já aplicou até agora 350.055 doses de imunizantes contra a doença, e segue vacinando crianças e adultos com a dose de reforço.

Mesmo com a redução dos casos positivos, o número de óbitos aumentou consideravelmente. Na última semana, foram registradas 7 mortes pela Covid-19, sendo uma delas de uma criança de apenas dois anos.

O município reforça os cuidados com a pandemia e a importância da busca pela vacinação, sobretudo para a população acima dos 60 anos, tendo em vista que 85% dos óbitos registrados em 2022 são de arapiraquenses com essa faixa-etária.

Sobre os leitos hospitalares destinados ao tratamento de síndromes gripais, o boletim aponta para ocupação de 85% nos leitos de UTI, e 23% nos leitos clínicos, sendo 1/3 desses
pacientes oriundos de Arapiraca.