Interior
Novo Comitê da Bacia Hidrográfica da Região Jacuípu-Una é criado
Publicada no DOE da última quarta-feira (31), criação foi aprovada na 63ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos
Durante a 63ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, foi aprovada a criação de um novo Comitê de Bacia Hidrográfica no Estado. A decisão da criação do novo Comitê de Bacia da Região Hidrográfica Jacuípe-Una foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (31).
Sem a criação de um novo comitê há 14 anos, o início das articulações e da mobilização para constituição do CBH-Jacuípe-Una foi à solicitação da Prefeitura de Ibateguara à Semarh, resultando em uma Audiência Pública ocorrida no município em dezembro de 2019, e que contou com a presença de mais de 100 representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil.
“A Região Hidrográfica Jacuípe-Uma, agora, conta com um Comitê de Bacia, o que significa um gestão descentralizada e participativa das águas, com participação popular. Esperamos que o novo Comitê seja ativo na gestão dos Recursos Hídricos da região, resolvendo conflitos em primeira instância e deliberando projetos”, afirmou o Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Pedro Lucas.
O Rio Jacuípe nasce em uma localidade denominada Lagoa Grande, localizada na Fazenda Triunfo, no município de Ibateguara, percorrendo aproximadamente 120 km até desaguar no Rio Una, no Estado de Pernambuco. A Região Hidrográfica Jacuípe-Una possui 531 km² no Estado de Alagoas, abrangendo os municípios de Ibateguara, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Campestre e Novo Lino.
O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, destacou a importância da criação do novo comitê. “Contribui de forma efetiva para a construção de políticas de prevenção à escassez, além dos comitês de bacia envolverem representantes dos poderes municipais, estaduais e federais e da sociedade civil para criar uma gestão participativa.”, destacou.
Após publicação do DOE, o processo segue para assinatura do governador Renan Filho, para, em seguida, a Semarh conduzir o processo eleitoral para escolha dos membros que irão compor o Comitê.
Outros Comitês
Atualmente, Alagoas conta com cinco Comitês de Bacia Hidrográfica atuantes: Coruripe, Piauí, São Miguel, CELMM e Pratagy. Segundo o Superintendente, esse número irá aumentar. “Além do Jacuípe-Una, a Semarh segue trabalhando para criar os Comitês nas demais Regiões Hidrográficas do Estado que ainda não possuem: Litoral Norte, Mundaú-Paraíba e Sertão do São Francisco. Os processos já estão em andamento e o objetivo é ter 100% dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Alagoas criados em 2020”, concluiu.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5'Ressurrection'
Nova série de Dexter, com Michael C. Hall, estreia em junho de 2025