Interior

Governador confirma ampliação de oferta de água para combater efeitos da seca

Além da Operação Carro-Pipa e perfuração de poços, começam obras de trecho do Canal do Sertão

Por Agência Alagoas 22/12/2016 11h57
Governador confirma ampliação de oferta de água para combater efeitos da seca
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho vem demonstrando preocupação com a situação de pelo menos 40 municípios que estão sofrendo com a estiagem no Estado. Para atuar de forma emergencial, o chefe do Executivo alagoano confirmou o reforço da Operação Carro-Pipa, que deve ampliar a oferta d’água, além de medidas como o avanço do Canal do Sertão e a ampliação de perfuração de poços.

Durante entrevista, Renan Filho anunciou a vinda do ministro da Integração, Helder Barbalho, para janeiro de 2017, com o propósito de lançar o início das obras do trecho cinco do Canal do Sertão e ressaltou que a convivência com a seca para com o cidadão deve ser estruturante.

“Garanto que a Operação Carro-Pipa vai ser bastante reforçada. Queremos ampliar a oferta d’água. Posso dizer que o avanço das obras do Canal do Sertão irá ajudar. O trecho três foi concluído, o trecho quatro está avançando e em janeiro com o ministro Helder presente, queremos iniciar o trecho cinco,” explicou ele.

Segundo o governador, além da Adutora do Alto Sertão, outras estão sendo finalizadas e atuarão como medidas emergenciais, para dar suporte à Operação Carro-Pipa, levando oferta d’água aos municípios necessitados.

“Também iremos continuar perfurando poços. Diga-se de passagem, é um dos grandes trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e em governos anteriores não avançava. Então, serão duas frentes para atuar no combate aos efeitos da seca: Operação Carro-Pipa e perfuração de Poços”, finalizou Renan Filho.