Interior

Semarh entrega nascente revitalizada com vazão de 25 mil litros por hora

Moradores da região lagunar de Jequiá da Praia podem usar a água para irrigação, agricultura e abastecimento humano

Por Assessoria 21/12/2016 22h38
Semarh entrega nascente revitalizada com vazão de 25 mil litros por hora
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entregou duas nascentes plenamente revitalizadas à população do município de Jequiá da Praia, no Litoral Sul alagoano.

A solenidade de entrega ocorreu ao final da manhã desta quarta-feira (21) com a presença do secretário Alexandre Ayres, do executor do programa, Adolfo Barbosa, e do prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão.

 

Batizada de nascente Valença, sua vazão tem mais de 25 mil litros por hora e será preponderante aos moradores da região lagunar do município para irrigação, agricultura e abastecimento humano, por se tratar de água limpa, doce e própria para o consumo familiar.

“Mais de 300 moradores serão contemplados com água de qualidade, por meio do Programa de Recuperação de Nascentes executado no município. A nascente tem uma vazão de mais de 25 mil litros, garantindo aos moradores de Jequiá o cesso á água potável”, informou o secretário Alexandre Ayres, durante o ato de entrega.

 

O executor do programa, o técnico Adolfo Barbosa, explica que a nascente foi encontrada em um local propício ao abastecimento por ser localizada em um lençol freático artesiano. Isso quer dizer que o volume de água é intenso.

Para garantir o acesso ao líquido, um chafariz artesanal foi construído e as famílias recebem, de forma direta, a água que vem das caixas de armazenamento. A nascente foi protegida por uma placa vidro para evitar que a água seja desperdiçada.

 

Após a entrega, a Semarh e Prefeitura de Jequiá da Praia vão orientar os alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da preservação da nascente e sua relevância ao meio ambiente. Os trabalhos de educação ambiental já são realizados comumente pela equipe da Secretaria, quando as ações de revitalização da nascente são encerradas.