Interior

Incêndio consumiu cerca de 150 hectares da Serra dos Frios em União dos Palmares

Local guarda importante fragmento de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica

Por Ascom / IMA-AL 13/12/2016 14h21
Incêndio consumiu cerca de 150 hectares da Serra dos Frios em União dos Palmares
Reprodução - Foto: Assessoria

As equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Corpo de Bombeiros vistoriam, na próxima sexta-feira (16), a área atingida por incêndio na Serra dos Frios, em União dos Palmares. Conforme levantamento preliminar, o fogo teria sido iniciado em uma pastagem e possivelmente já consumiu cerca de 150 hectares de vegetação nativa e de áreas de pastagens.

A vistoria contará com o apoio de policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e servirá para verificar a gravidade do impacto causado. “Até agora a área atingida foi estimada a partir dos sobrevoos que a equipe dos Bombeiros fez na região afetada”, explicou Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA.

Ele explicou ainda que, ao que tudo indica, a área de vegetação nativa é a menor porção atingida pelo fogo. Durante a vistoria realizada na segunda-feira (12), as equipes observaram o local. “Não é possível afirmar ainda porque teremos que fazer novas incursões, mas há indícios de que o fogo tenha sido iniciado em uma área de pastagem, se isso se confirmar o responsável poderá responder pela infração”, comentou Epitácio.

Ele explicou que existe uma legislação que trata especificamente da queima controlada, a Lei Estadual 7454/2013, que permite o uso do fogo em atividades agrícolas e silvipastoris, “observando os critérios técnicos e a real necessidade do uso do fogo”, disse o gerente.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria sido iniciado na quarta-feira (08) e até o domingo (11) os militares ainda tentavam conter focos que apareciam em áreas de difícil acesso. “Há uma combinação entre vegetação seca, solo também seco, mas também fortes ventos nessa região que alastrou o incêndio muito rápido”, informou o Major Luciano Virtuoso, do Corpo de Bombeiros.

Os técnicos do setor de Gestão de Flora do IMA, explicam que é possível que a vegetação nativa leve pelo menos 10 anos para se recompor, isso se ela não sofrer novos impactos.

A Serra dos Frios possui a maior parte de sua área localizada no município de União dos Palmares, com uma porção bem pequena no município de Branquinha. Os dois municípios, por sua vez, estão inseridos na APA de Murici, região que ainda guarda importantes fragmentos do bioma Mata Atlântica no Estado de Alagoas.

Além de União dos Palmares e Branquinha, a APA de Murici é formada ainda pelos municípios de Murici, São José da Lage, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias e Flexeiras.

Segundo informações do setor de Geoprocessamento do IMA, desde o mês de novembro já foram registrados 65 focos de fogo dentro de Unidades de Conservação. Há registros em todas as APAs estaduais: Pratagy, Catolé e Fernão Velho, Santa Rita, Murici e Marituba do Peixe.