Interior

Romeiros celebram festa em Santa Luzia do Norte nesta terça-feira (13)

Dia 13 de Dezembro é quando se celebra nacionalmente a data festiva de Santa Luzia de Siracusa

12/12/2016 12h11
Romeiros celebram festa em Santa Luzia do Norte nesta terça-feira (13)
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma grande movimentação religiosa começa a tomar conta neste início de semana, da pacata cidade de Santa Luzia do Norte, distante apenas 25 km  da capital. É que amanhã, terça-feira, a cidade promete ser tomada por fieis de toda parte de Alagoas, para a sua mais tradicional festa do ano; o Dia 13 de Dezembro, quando se celebra nacionalmente a data festiva de Santa Luzia de Siracusa. Por sinal, os padres que integram a Diocese de Maceió, anunciaram durante a missa dominical de ontem, a saída de ônibus, com preços de 15 reais por pessoa, para essa grande festa. 

“Tem crescido a cada ano a presença de romeiros aqui em Santa Luzia. Na verdade, é um evento fantástico, que tem emocionado a todos; sobretudo pelo espírito de fé e devoção de um povo que tem encarado a religião, como o maior canal para chegar junto a Deus, na busca de esperança divina” disse o poeta Pedro Soares (Pedão), que será homenageado durante a celebração da segunda missa matinal, a partir das 8h, por meio de sua literatura de cordel.  

Simplesmente a programação será aberta a partir das quatro da matina, com a Procissão da Luz. Uma hora depois acontece a primeira missa. Às 8h a segunda missa. Às 10h, o arcebispo metropolitano Dom Antônio Muniz, comandará a missa solene, quando em seguida acontecerá a “Benção dos Olhos” uma tradição que marca o símbolo da protetora dos olhos, como é conhecida Santa Luzia.

No período da tarde, haverá a partir das 14h, show dos romeiros; às 15h missa dos romeiros presentes, celebrada pelo pároco Luciano Soares e outros; e para fechar a programação, às 17h acontece a procissão solene, que percorrerá as principais ruas, onde em seguida todos receberão a benção do Santíssimo Senhor. 

Santa Luzia nasceu no ano de 280, na cidade litorânea de Siracusa, Itália. Seus pais eram nobres e cristãos. O pai, Lucio, faleceu quando Luzia era muito pequena. Sua mãe, Eutíquia, a educou. E, como cristã, sua mãe lhe passou a fé, o conhecimento de Jesus Cristo, ao amor ao próximo e a Deus.