Interior

Governo de AL reforça ações para minimizar prejuízos com a seca

Por meio da Seagri, produtores rurais vão receber bagaço, água e kits de irrigação

Por Agência Alagoas 05/12/2016 09h56
Governo de AL reforça ações para minimizar prejuízos com a seca
Reprodução - Foto: Assessoria

Para minimizar o sofrimento dos pequenos, médios e grandes produtores rurais, causado pela estiagem que já se arrasta por mais de cinco anos, o Governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), vai distribuir 10 mil toneladas de bagaço de cana, kits de irrigação, e a retomada de distribuição de água por carros pipas, em parceria com a Defesa Civil Estadual.

Como informa o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, a determinação do governador Renan Filho é que seja dispensada todas as ações necessárias para minimizar o sofrimento e os prejuízos dos agricultores rurais, diante do quadro agravado com a prolongada estiagem dos últimos cinco anos.

O bagaço de cana, como explica Hiberbon Cavalcante, superintendente da Seagri, é uma fonte de fibra e complementada com palma forrageira passa ser um produto energético na manutenção alimentar dos animais.

“Preocupado com a situação calamitosa por que passam os produtores e agricultores rurais, o Governo de Alagoas vem desenvolvendo ações no Agreste e Semiárido de convivência com a seca que atinge o Estado”, enfatiza o secretário Álvaro Vasconcelos.

Segundo ele, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura vai começar a distribuir dez mil toneladas de bagaço de cana com pequenos, médios e grandes produtores rurais, bem como fará ainda distribuição de kits de irrigação e a retomada da distribuição de água, por meio de carros pipas.

O secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, destaca ainda que o Governo de Alagoas também já fez o repasse de R$ 5,4 milhões para o pagamento aos produtores, que fazem parte do Programa do Leite no Estado.

“Em contato com a Defesa Civil de Alagoas, já solicitamos ao órgão a retomada da distribuição de água para o consumo humano e animal através da operação carros pipas nas regiões mais afetadas pela seca”, assegura Álvaro Vasconcelos. Segundo ele, a distribuição tem início esta semana.

Outra medida que será adotada pelo Governo de Alagoas, por meio da Seagri, é a renegociação das dívidas dos produtores rurais junto às instituições financeiras, como Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

As ações do Governo de Alagoas vão contemplar os 40 municípios que estão incluídas no decreto de emergência, em razão da seca dos últimos anos, nas regiões do Estado.