Interior

Desenvolve estimula produtividade entre assentados de Messias

Sobrevivência depende da agricultura e pecuária que receberão recursos estaduais

Por Ascom / Desenvolve-AL 17/11/2016 17h19
Desenvolve estimula produtividade entre assentados de Messias
Reprodução - Foto: Assessoria

O resultado de mais um trabalho de prospecção, realizado pela equipe da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), no município de Messias, está se encaminhando para fortalecer a economia de assentados da região. Após a primeira visita, realizada há pouco mais de um mês, a equipe voltou, nesta quinta-feira (17), para apresentar as linhas de crédito da entidade e dar mais um passo em direção à liberação.

Os beneficiários serão os pequenos produtores rurais do Assentamento Flor do Bosque, formado por mais de 50 famílias que retiram da terra seu sustento. O intuito é viabilizar o crescimento e o desenvolvimento de suas pequenas produções agrícolas, com recurso orientado e na medida certa.

Na ocasião, foram apresentadas as linhas Microcrédito Desenvolve/BNDES, APLs, Cadeia do Leite e Coopmais – cujas taxas de juros variam de 1% a 1,2% ao mês e contam com prazos de pagamento em até 24 meses.

Os colaboradores da Desenvolve falaram ainda sobre o trabalho realizado pelo Governo do Estado que permitirá a capacitação dos mais de 50 produtores cadastrados no local. Eles realizam o cultivo e a comercialização de frutas e hortaliças como mamão, laranja, manga, tomate e alface. Além disso, eles também tiram seu sustento da criação de animais de pequeno porte, como cabras, bodes, galinhas e vacas.

“A Desenvolve não é só crédito, procuramos acompanhar e trabalhar um plano de negócios definido para cada microempreendedor ou produtor. A burocracia e a demora impedem que os trabalhadores de Messias realizem seus sonhos com os pés no chão. A agência trabalha para reverter e acabar com essa situação”, disse Dackson Souza, analista de crédito da Desenvolve.

Através do apoio recebido pelo Governo do Estado, eles terão a possibilidade de investir na aquisição de kits de irrigação, na construção de um aprisco que servirá à criação de ovelhas, além de uma reforma no galinheiro.