Interior

Governo renova cessão de imóvel para Academia de Letras em Palmeira dos Índios

Luciano Barbosa recebeu o Título de Sócio Benemérito da instituição

12/11/2016 12h23
Governo renova cessão de imóvel para Academia de Letras em Palmeira dos Índios
Reprodução - Foto: Assessoria

Em solenidade ocorrida na noite desta sexta-feira (11), em Palmeira dos Índios, o governador em exercício Luciano Barbosa assinou o termo que renova a cessão do prédio onde funciona a Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca).

A cerimônia contou com a presença da presidente da instituição, a professora e escritora Isvânia Marques, membros efetivos da academia e convidados.

Com o ato de assinatura, o governo estadual oficializou a concessão, por meio de contrato de comodato, para que a academia possa utilizar, pelo período de dez anos, as instalações do imóvel localizado na Rua Major Cícero de Góis Monteiro, no centro da cidade.

O vice-prefeito eleito de Palmeira dos Índios, Márcio Henrique, representou o prefeito eleito Júlio Cezar no evento, que também reuniu o presidente da Academia Penedense de Letras, Moezio de Vasconcellos Costa.

Na ocasião, o governador em exercício Luciano Barbosa parabenizou a luta e o trabalho da presidente Isvânia Marques e de todos os membros que fazem parte da Academia Palmeirense de Letras.

“Sei da importância da cultura e da educação para o desenvolvimento de uma sociedade. Esse é um momento de muita alegria e satisfação especificamente para mim, que nasci nesta terra e tenho um carinho todo especial por todos vocês. Tenho o privilégio de ter duas mães, a biológica que é Palmeira dos Índios, e a adotiva que é Arapiraca, mas a gente nunca esquece o cheiro e o amor de nossa mãe”, declarou Luciano Barbosa.

Ainda em seu pronunciamento, o governador em exercício disse que numa etapa futura a luta será para a cessão definitiva do prédio para a academia.

Ele também lembrou da época em que foi ministro de Integração Nacional e viabilizou a construção da Barragem do Bálsamo. “Palmeira dos Índios deve trilhar no caminho do desenvolvimento, e vocês podem contar com o governo estadual como grande parceiro em todas as ações que visem à melhoria constante da qualidade de vida da população”, completou Luciano Barbosa.

Bastante emocionada, a presidente da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca), professora e escritora Isvânia Marques, fez um agradecimento ao governo de Alagoas pela renovação do contrato de cessão do imóvel.

“Esse governo tem um olhar diferenciado e cuidadoso com a educação e a cultura. Estávamos preocupados porque o prazo da concessão venceria no dia seis de dezembro, mas hoje recebemos um grande presente”, afirmou Isvânia Marques.

A Academia Palmeirense de Letras foi fundada no dia 21 de junho de 2000 e considerada de utilidade pública nos âmbitos municipal e estadual no ano de 2005.

Desde a sua criação, a entidade desenvolve importantes ações de fomento à Cultura com exposições, feiras literárias, lançamentos de livros, entre outras atividades.

Vários patronos de suas cadeiras já foram homenageados, como o escritor Graciliano Ramos, Luiz de B. Torres, Adalberon Cavalcanti e o jornalista Tobias Granja, por exemplo.

A academia também recebeu a visita de personalidades ilustres do cenário nacional, como o cineasta Nelson Pereira dos Santos, artistas do Teatro Itinerante Francês, em parceria com o Consulado Francês e Casa da Arte, bem como integrantes do Balé Eliana Cavalcanti.