Esportes

CRB busca reabilitação neste sábado contra o Juventude

Galo de Campina segue na luta para voltar ao caminho das vitórias

Por Tribuna Independente 18/04/2026 09h15 - Atualizado em 18/04/2026 09h36
CRB busca reabilitação neste sábado contra o Juventude
CRB volta a enfrentar o Juventude após quase três anos - Foto: Caio Falcão / Assessoria

Sábado é dia de Galo de Campina. Dia de reabilitação. Dia do CRB encarar o Juventude às 20h45 no Estádio Rei Pelé. O Regatas optou por mandar jogadores reservas e garotos da base para Teresina na Copa do Nordeste e empatou sem gols com o Fluminense-PI. Nem mesmo o técnico Eduardo Barroca viajou para a capital piauiense.

Agora com oito jogos sem vencer, o Galo de Campina vai mandar a campo o que tem de melhor à disposição. De acordo com o responsável pelo departamento médico do clube, Ajax Caldas, dos titulares, apenas o meio-campista Crystopher segue em tratamento. Uma dúvida é o centroavante Mikael, que treinou à parte, e disputa posição com Luiz Phellype. Assim, a provável escalação do CRB tem: Matheus Albino; Hereda, Bressan, Fábio Alemão e Lucas Lovat; Luizão, Pedro Castro e Danielzinho; Douglas Baggio, Dadá Belmonte e Mikael (Luiz Phellype).

O CRB ocupa a 18ª colocação do Brasileiro com apenas dois pontos. Na Copa do Nordeste, o Galo está na lanterna do Grupo B, também com dois pontos. A tabela mostra o Juventude na 15ª colocação, com 4 pontos. No seu último jogo, a equipe de Caxias do Sul (RS) empatou por 0-0 contra o Chapecoense (Copa Sul-Sudeste 2026). O último confronto entre as duas equipes terminou com o Juventude vencendo por 3x1.

O Juventude tem um retrospecto favorável no histórico recente. Desde 2008, foram 12 partidas, pela Série B ou Copa do Brasil, com oito vitórias do Ju, um empate e três derrotas. Todos os resultados positivos dos alagoanos aconteceram dentro dos seus domínios.

A última derrota alviverde para o CRB foi pela Copa do Brasil de 2020, por 1 a 0. Porém, o resultado classificou o Verdão à fase seguinte da competição, já que na ida, no Alfredo Jaconi, o Ju tinha vencido por 2x0.

Pela Série B, a invencibilidade do Juventude é de oito anos. O último revés aconteceu na Série B de 2018. Em 6 de novembro daquele ano, vitória do CRB por 2 a 0. Depois disso, foram outros três compromissos pela Segunda Divisão, e todos com vitórias gaúchas. Ainda em 2020, 1 a 0 no Rei Pelé. Na temporada de 2023, 2 a 1 em Alagoas e 3 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi. São 12 jogos com 8 vitórias do Juventude, 1 empate e 3 vitórias do CRB.

Mesmo pressionado, Barroca está confiante. “Toda a diretoria me deu o respaldo (após o jogo, no vestiário), como sempre fez, não só a mim, mas a todos os jogadores. A gente vive um momento atípico, muitos jogadores se machucaram ao mesmo tempo, num momento de densidade competitiva, então a gente vai precisar de equilíbrio para juntar as forças.

Mesmo com tropeço nesse sábado, é pouco provável que Barroca seja demitido. “Estamos vivendo um momento duro, difícil em termos de resultados. Precisamos encarar essa fase. Eu, como treinador e principal responsável, preciso assumir as responsabilidades que me cabem, estar aqui diante do torcedor, me desculpar pelo resultado e dizer que o torcedor do CRB não merece essa sequência sem vitórias, principalmente dentro de casa. Sob o meu comando, acostumamos o torcedor a ver boas atuações e a conviver com vitórias, mas não temos conseguido isso nos últimos tempos. Então, precisamos encarar as dificuldades que estamos passando e ter confiança de que, em breve, a bola vai entrar a nosso favor”.