Esportes

Copa Alagoas 2026 começa nesta terça (28) e vale vaga na Copa do Brasil

Por Tribuna Hoje com agências 26/01/2026 12h17
Copa Alagoas 2026 começa nesta terça (28) e vale vaga na Copa do Brasil
Competição reúne 12 clubes e promete disputas intensas até o fim de março - Foto: FAF/Divulgação

A Copa Alagoas 2026 tem início nesta terça-feira (28) e segue até o dia 29 de março, consolidando-se como uma das competições mais estratégicas do calendário do futebol alagoano. Além da conquista do título estadual, o torneio oferece uma premiação de grande peso: o campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2027, o que eleva o nível de competitividade entre os participantes.

Ao todo, 12 equipes disputam a competição, divididas em dois grupos com seis clubes cada. Na primeira fase, os times se enfrentam em jogos únicos dentro das próprias chaves. O Grupo A é composto por CRB, CSA, Cruzeiro-AL, Dimensão Saúde, Coruripe e Desportiva Aliança. Já o Grupo B reúne ASA, Penedense, CSE, Murici, Zumbi e Miguelense.

Primeira rodada movimenta interior e capital


A rodada de abertura contará com seis partidas distribuídas entre quarta (28) e quinta-feira (29). Em Arapiraca, o Cruzeiro-AL recebe o CRB, às 20h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. O Galo deve disputar a competição com uma equipe sub-20. Ainda na quarta, Murici e ASA se enfrentam às 19h, no José Gomes da Costa, enquanto Coruripe e Desportiva Aliança jogam no Estádio Gerson Amaral.

Na quinta-feira, o Miguelense encara o Zumbi, às 15h, no Estádio Ivson Ferreira, em São Brás. À noite, o CSE recebe o Penedense, às 19h, no Estádio Dr. Alfredo Leahy, em Palmeira dos Índios. Fechando a rodada, o CSA enfrenta o Dimensão Saúde, às 19h30, no Rei Pelé.

No caso do CSA, ainda não há confirmação oficial sobre o elenco que será utilizado. A tendência é que o clube atue com uma formação alternativa, priorizando jogadores reservas, em razão do calendário apertado da temporada.

Formato e critérios para a vaga nacional


De acordo com o regulamento, os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais, disputadas em jogo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis, com mando de campo para os líderes das chaves. A final também acontece em partida única, com uso do VAR e mando definido pela melhor campanha geral.

O campeão da Copa Alagoas 2026 será declarado oficialmente vencedor do torneio, enquanto o perdedor da final ficará com o vice-campeonato. Caso o campeão já tenha garantido vaga na Copa do Brasil de 2027 por meio do Campeonato Alagoano da Série A, o direito será repassado a outro clube, respeitando a classificação final da competição.

O regulamento ainda prevê que, se o campeão não disputar a Série A do Campeonato Alagoano, deverá obrigatoriamente participar da Série B. O descumprimento dessa exigência resulta na perda automática da vaga nacional.

Disputa curta e decisiva


Com 33 jogos ao todo, a Copa Alagoas 2026 aposta em um formato enxuto, competitivo e de alto impacto. A competição se consolida como vitrine para elencos alternativos e como uma porta de entrada para o cenário nacional, tornando cada rodada decisiva desde o apito inicial.