Esportes

Após título e acesso à Série A, Coritiba anuncia a saída do técnico Mozart, ex-CSA

Clube não chega a acordo com o treinador; pelo segundo ano consecutivo, Mozart consegue acesso à primeira divisão, mas não fica no clube, já que em 2024 ele estava no Mirassol

Por Nadja Mauad e Rodrigo Saviani / globo esporte 29/11/2025 02h33
Após título e acesso à Série A, Coritiba anuncia a saída do técnico Mozart, ex-CSA
Mozart teve passagens pelo CSA, onde bateu na trave duas vezes pelo acesso à Série A, ficando em 5º lugar - Foto: Assessoria

O técnico Mozart não ficará no Coritiba em 2026. Campeão da Série B do Brasileiro, o treinador chegou a dizer que permaneceria no cargo, mas as negociações acabaram sem um acordo entre as partes. O Coritiba confirmou a saída de Mozart nesta sexta-feira.

- O Coritiba Foot Ball Club informa que, após conversas realizadas nos últimos dias, o treinador Mozart e o Clube não chegaram a um acordo para a renovação contratual - escreveu o clube.

Em entrevista coletiva depois de conquistar o acesso no jogo contra o Athletic, Mozart havia manifestado o desejo de permanecer no Coritiba em 2026. No desembarque de Manaus, após o título da Série B, ele disse que ficaria.

Desde a semana passada, a diretoria e e o empresário de Mozart vinham conversando sobre a renovação de contrato. A vontade das partes era pela permanência, tanto que o próprio treinador e o CEO, do Coritiba, Lucas de Paula, falavam abertamente sobre a continuidade.

Em entrevista ao ge, o CEO chegou a dizer que estava curioso pra ver Mozart na Série A com o Coritiba. Já o treinador afirmou que a permanência já estava definida logo depois da chegada em Curitiba e reforçou isso ao vivo no Globo Esporte.

Porém, nas conversas entre diretoria e empresário, a parte financeira ficou muito distante de um acordo. O Coritiba fez uma proposta, e o treinador fez uma contraproposta, e o clube respondeu, aguardando uma resposta nesta sexta-feira. O acordo não ocorreu, e a saída foi anunciada.

A passagem de Mozart pelo Coritiba

Mozart chegou ao Coritiba em dezembro do ano passado após ter levado o Mirassol à elite do futebol brasileiro. No Coxa, a missão era conquistar o acesso e o título.

Em 2025 com o Coritiba, Mozart teve 24 vitórias, 15 empates e 11 derrotas em 50 jogos. Foi eliminado nas quartas de final no Paranaense, parou na primeira fase da Copa do Brasil e foi campeão da Série B.

- Quero agradecer imensamente ao Coxa por esse capítulo especial na minha carreira. Sigo em frente com a consciência tranquila de ter entregado o meu melhor ao lado de todo o grupo de atletas, comissão técnica, diretoria e da torcida coxa-branca. A temporada de 2025 terá um lugar especial na minha trajetória como treinador e no meu coração - escreveu Mozart, via assessoria.

Desta maneira, será a segunda vez que Mozart deixa um clube após subir à Série A. Ele conseguiu dois acessos consecutivos, um como vice-campeão, com o Mirassol, mas saiu em seguida, justamente para acertar com o Coritiba. Agora foi campeão da Série B com o Coxa, mas não permanece.

Com o Coritiba, Mozart conquistou pela primeira vez um título nacional na carreira. Ele, em 2023, tinha sido campeão goiano no Atlético-GO. Até então essa era a única taça dele como treinador. Como jogador, ele foi campeão paranaense pelo Coxa, em 1999.

Em 2026, o Coritiba terá o Campeonato Paranaense, que começa no dia 7 de janeiro, e depois já a estreia no Brasileirão, também em janeiro. O Coxa disputa ainda Copa do Brasil.

Veja a nota do Coritiba:

"O Coritiba Foot Ball Club informa que, após conversas realizadas nos últimos dias, o treinador Mozart e o Clube não chegaram a um acordo para a renovação contratual.

O Coxa agradece ao profissional pelo trabalho, profissionalismo e comprometimento demonstrados durante o período em que esteve à frente da equipe. O treinador sempre será lembrado como o comandante do tricampeonato brasileiro da Série B. Desejamos ao profissional sucesso na continuidade de sua carreira."

Veja a nota de Mozart:

"Obrigado, Coritiba! Quero agradecer imensamente ao Coxa por esse capítulo especial na minha carreira. Sigo em frente com a consciência tranquila de ter entregado o meu melhor ao lado de todo o grupo de atletas, comissão técnica, diretoria e da torcida coxa-branca.

A temporada de 2025 terá um lugar especial na minha trajetória como treinador e no meu coração.

Desejo todo sucesso ao Coritiba. Não tenho dúvidas de que o processo de reestruturação do clube trará resultados à altura de sua grandeza e do amor dessa torcida. Foi um prazer voltar a defender suas cores, Coritiba!

Mozart!"