Esportes

Campeonato Alagoano 2026 é oficialmente lançado

Oito clubes vão brigar pela taça e formato vai obedecer mesmos critérios da edição passada, com um rebaixamento

Por Tribuna Independente 19/11/2025 08h22
Campeonato Alagoano 2026 é oficialmente lançado
Presidente Felipe Feijó apresentou ontem o Campeonato Alagoano - Foto: Divulgação

O Campeonato Alagoano Série A 2026 foi lançado oficialmente ontem. A Federação Alagoana de Futebol (FAF) e o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) realizaram o lançamento oficial da competição em grande cerimônia. O evento contou com a participação do presidente da FAF, Felipe Feijó; do diretor-executivo da TV Pajuçara, Leonardo Sampaio; e dos dirigentes das oito equipes que vão disputar o campeonato. Representantes dos patrocinadores da competição também estiveram presentes na cerimônia.

Felipe destacou a expectativa para a competição e a importância da parceria com os clubes e patrocinadores. “Cada campeonato sempre parece que é o primeiro, né? Cada um deles tem desafios e peculiaridades únicas, e sempre temos a expectativa de realizar uma boa entrega, de o campeonato começar e terminar bem. A gente vem construindo a competição a cada ano para oferecer uma excelente experiência aos clubes, torcedores e parceiros”, afirmou.

Um dia antes da cerimônia, representantes dos clubes se reuniram na sede da FAF para participar das reuniões do Conselho Arbitral. As reuniões definiram o regulamento, a fórmula de disputa e outros pontos técnicos da próxima temporada.

Para o presidente do CRB, Mário Marroquim, apesar dos desafios do novo calendário do futebol brasileiro, a equipe deve chegar forte em busca do pentacampeonato. “Foi um ano desafiador, mas conseguimos manter uma base de planejamento para o próximo ano. Do ano passado para 2025, tivemos que fazer uma mudança drástica na equipe, porém, neste ano, está sendo diferente. Este cenário faz com que a gente entre mais forte no Alagoano 2026. Temos os desafios do novo calendário do futebol brasileiro, vai ser uma pré-temporada mais curta, porém vamos chegar fortes para conquistar esse pentacampeonato”, disse Mário.

O presidente em exercício do CSA, Clauwerney Ferreira, disse que a equipe deve iniciar a pré-temporada nesta semana. “O CSA já vai se reapresentar nesta quarta-feira, com 16 atletas que já estão aqui, junto com a comissão técnica. A gente vem para 2026 já com o foco no Alagoano, para terminarmos com esse jejum que já dura alguns anos. Vamos chegar forte em 2026 para conquistar esse Campeonato Alagoano”, confirmou.

O arbitral contou com representantes dos oito clubes participantes da competição: CRB, o atual campeão; ASA, CSA, Coruripe, CSE, que é o atual campeão da Copa Alagoas; Penedense; Cruzeiro, que conquistou o acesso ao vencer a Série B 2025; e Guarany Alagoano, que herda a vaga deixada pela desistência do Murici.

A primeira fase terá turno único, com todos os clubes se enfrentando. Os quatro melhores garantem vaga nas semifinais, enquanto o último colocado será rebaixado para a Série B em 2027. Semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta. A equipe com melhor campanha terá a vantagem de decidir em casa. Se houver empate no placar agregado, o classificado será definido nos pênaltis.