Esportes
Ufal sedia 3ª edição dos Jogos das Universidades Federais de Futebol
Evento reúne estudantes de cinco instituições federais; partidas seguem até domingo no estádio da universidade
A terceira edição dos Jogos das Universidades Federais (JUFs) de Futebol começou na quinta-feira (13), sediada no estádio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e com programação até domingo (16). O evento é uma realização do Instituto de Educação Física (Iefe) da Ufal, em parceria com a Pró-reitoria Estudantil (Proest), por meio da Gerência de Esportes, e conta com o apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj).
As disputas acontecem em duas modalidades: Fut7, no feminino, e Fut11, no masculino. Além das equipes da Ufal, participam representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Para o coordenador do evento e professor do Iefe, Eriberto Moura, os jogos têm um papel para além do caráter competitivo. “A importância está em mostrar que, além da formação dos discentes nas atividades acadêmicas, entendemos que a prática do esporte de rendimento universitário também faz parte da formação do aluno e da aluna — seja de Educação Física ou de qualquer outro curso. O esporte contribui para o desenvolvimento integral do estudante”, destacou.
Representando a UFBA, o coordenador esportivo Mário Silva afirmou que o grande destaque do evento é o fato de ser realizado exclusivamente por universidades federais, o que torna a competição mais igualitária. “Aqui, nossas equipes são compostas por alunos-atletas que têm nos estudos o seu foco principal. E o futuro acadêmico e a formação profissional dos nossos estudantes são, exatamente, nossos objetivos. Isso torna a experiência ainda mais significativa”, reafirmou Mário.
O coordenador Eriberto aproveitou para destacar a participação dos times da Ufal em outras edições dos Jogos e que, além dos resultados das partidas, as expectativas são voltadas para o reconhecimento do esporte nas universidades. “Nosso desejo é que, com a participação deles, compreendam a importância de treinar mais e se preparar. E também ampliar o olhar das unidades e cursos sobre a atenção que os esportes universitários merecem”, finalizou.
O Iefe está transmitindo todas as partidas em tempo real pelo canal oficial do instituto no YouTube, permitindo que estudantes, familiares e o público em geral acompanhem a competição de qualquer lugar. No canal também é disponibilizada a programação completa dos jogos, incluindo horário e resultado de cada partida.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Anúncio
Estado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)
-
5Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h




