Esportes

CRB e ASA garantem vaga na nova Copa do Nordeste; CSA fica de fora com reformulação da CBF

Competição passará a ter 20 clubes a partir de 2026; mudanças também atingem calendário dos estaduais, Copa do Brasil e divisões nacionais

Por Tribuna Hoje com agências 01/10/2025 13h52 - Atualizado em 01/10/2025 19h04
CRB e ASA garantem vaga na nova Copa do Nordeste; CSA fica de fora com reformulação da CBF
Para viabilizar o novo calendário, a CBF anunciou que os campeonatos estaduais em todo o país terão apenas 11 datas - Foto: Divulgação/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1º), uma ampla reformulação no calendário do futebol nacional a partir da temporada 2026. Entre as mudanças, está a ampliação da Copa do Nordeste, que passará de 16 para 20 clubes e terá novos critérios de classificação.

Com a nova fórmula, CRB e ASA já têm vaga assegurada na próxima edição da competição, enquanto o CSA acabou ficando de fora, ao menos neste primeiro momento. A definição das vagas ocorrerá com base nos campeonatos estaduais de 2025: nove vagas para os campeões e nove para os vice-campeões da região, além de duas vagas adicionais via Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.

Além do aumento de participantes, a nova "Lampions League" terá 60 jogos no total e será disputada de 25 de março a 7 de junho. A CBF também confirmou que clubes participantes de torneios da Conmebol não poderão disputar a competição regional. Uma das principais novidades é que o campeão da Copa do Nordeste ganhará vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil.

Para viabilizar o novo calendário, a CBF anunciou que os campeonatos estaduais em todo o país terão apenas 11 datas, ocorrendo de 11 de janeiro a 8 de março de 2026. A entidade afirma que a medida busca equilibrar o calendário nacional, reduzir o desgaste físico dos atletas e aumentar a competitividade, especialmente para clubes de menor investimento.

Copa do Brasil terá 126 times e final em jogo único


A Copa do Brasil também sofrerá mudanças importantes: em 2026, a competição passará de 92 para 126 clubes, com um total de 155 partidas. A partir de 2027, o número será ampliado para 128 times.

Outro destaque é que os clubes da Série A só entrarão na 5ª fase, o que amplia as chances de avanço para clubes menores nas fases iniciais. A final será disputada em jogo único.

A Série A do Campeonato Brasileiro começará mais cedo, no dia 28 de janeiro, e vai até 2 de dezembro, mantendo o formato atual. A Série B ocorrerá de 21 de março a 28 de novembro.

Na Série C, haverá apenas dois rebaixamentos em 2026, e em 2027 o torneio será ampliado para 24 clubes, mantendo as duas quedas. Já a Série D terá 96 times (antes eram 64), e o número de jogos por equipe será maior — de 510 para 610 partidas no total.

 Novas copas regionais


Outras competições regionais também passam a integrar o calendário da CBF:

Copa Verde: de 30 para 70 jogos;

Copa Norte: será retomada;

Copa Centro-Oeste: nova criação;

Copa Sul-Sudeste: também inédita, terá 12 clubes e dará vaga direta à 3ª fase da Copa do Brasil.

 CSA fora da nova Lampions


Com a reformulação, o CSA não conseguiu vaga para a próxima edição da Copa do Nordeste, gerando frustração entre torcedores. A classificação dependerá do desempenho no Campeonato Alagoano de 2025 ou melhora no ranking da CBF, já que apenas os dois primeiros colocados do Estadual (campeão e vice) têm vaga direta.

Enquanto isso, CRB e ASA já estão confirmados, representando Alagoas na nova versão da competição regional.