Esportes

Aluno de escola municipal do interior de Alagoas é destaque em competições de tênis de mesa

Thallyson Matheus, 14 anos, teve seu primeiro contato com o esporte na escola e passou a desenvolver habilidades que lhe renderam algumas conquistas

Por Tribuna Hoje 02/07/2025 12h07
Aluno de escola municipal do interior de Alagoas é destaque em competições de tênis de mesa
Thallyson Matheus é destaque no esporte após contato com a prática na Escola Municipal Souza Barbosa, em Paulo Jacinto - Foto: Acervo pessoal

“Começou com uma brincadeira, mas depois o tênis de mesa passou a fazer parte da minha vida. Quero melhorar cada vez mais minhas habilidades e competir em torneios importantes”, dissse Thallyson Matheus, 14 anos, aluno da Escola Municipal Souza Barbosa, em Paulo Jacinto, Zona da Mata de Alagoas, que teve acesso ao esporte na escola e atualmente é atleta federado do Estado de Alagoas.

O estudante vem se destacando no tênis de mesa, e com isso conquistando resultados expressivos em competições oficiais. Sue primeiro contato com o tênis de mesa foi na escola quando participou dos jogos internos. De lá para cá, não parou mais. Após algumas aulas, percebeu que podia se desenvolver mais no esporte e começou a praticar uma vez por semana. Ele é aluno do 8.º ano D.

Mas, nem tudo é tão fácil, o estudante mora na zona rural do município e a distância de casa exigiu muito esforço e ainda mais dedicação para não faltar aos dias de treino após as aulas. O atleta em potencial começou com uma raquete simples, mas mudou para uma profissional depois que ganhou o concurso de uma fabricante nacional.

Thallyson passou a treinar duas vezes por semana para desenvolver melhor suas habilidades. Com o apoio da diretora da Escola, Sylvana Barbosa Monteiro e da Secretaria de Educação – (Semed), na pessoa da secretária Maria Araújo Feitosa, o aluno participou de vários torneios da região e também de eventos da Federação Alagoana de Tênis de Mesa, sempre com bons resultados.

Estudante é orgulho para colegas e toda comunidade (Foto: Acervo pessoal)



Recentemente, após treinos intensos com foco em alta performance, Thallyson Matheus conquistou a medalha de prata no Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL), o maior evento esportivo escolar do Estado de Alagoas. Com essa premiação, ele se classificou para a competição nacional dos Jogos da Juventude em Brasília, um grande marco na sua carreira.

Essa conquista demonstra o talento e a dedicação do aluno, além do potencial da escola em fomentar o esporte. O sucesso dele destaca a importância do apoio e incentivo ao esporte nas escolas municipais.

“Não é fácil equilibrar o amor pelo tênis de mesa com a escola e suas responsabilidades no sítio, mesmo assim as notas deles são excelentes e seus pais sempre o elogiam muito em casa”, falou seu treinador de tênis de mesa, o professor Tiago Frias, que acompanha seu processo tanto nos jogos como nos estudos, sempre o orientando a ser um exemplo para outros alunos.

Thallyson é um orgulho para sua escola ,família seu treinador e para o município de Paulo Jacinto.

Thallyson ficou em segundo lugar no Jeal, levando a medalha de prata para sua escola (Foto: Acervo pessoal)

Sobre a prática

O tênis de mesa é uma prática esportiva derivada de um jogo originário da Inglaterra do século XIX, chamado pingue-pongue. As primeiras memórias desse jogo remetem a estudantes que dividiam uma mesa ao meio com livros (onde mais tarde seria colocada uma rede). Também há indícios de que militares ingleses também jogavam.

Mas, foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que o jogo tomou fôlego real na Inglaterra e alguns antigos jogadores se uniram para fundar uma Associação de Pingue-Pongue. Tiveram problemas, pois havia uma marca já com patente do jogo, porém contornaram a situação e a partir daí deram nova cara ao pingue-pongue: redigiram as regras, buscando uma oficialização dessa prática esportiva e incentivaram a produção e a venda de equipamentos apropriados. A partir de então, essas regras foram tomadas como base para a Federação Internacional, criada em 1926, e o nome da prática foi modificado para tênis de mesa.

Aqui no Brasil, a prática esportiva foi introduzido por imigrantes ingleses, nos primeiros anos do século XX. No entanto, os primeiros torneios organizados datam de 1912. O estado atual do tênis de mesa em nosso país é bastante promissor, uma vez que a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) já organizou muitos eventos nacionais e internacionais, além de ministrar cursos para arbitragem desse esporte.