Esportes

Em nota, ASA reclama de arbitragem da final e fala em 'manipulação de resultado'

De acordo com a nota, desde os primeiros minutos do jogo, a arbitragem demonstrou critérios desiguais

Por Tribuna Hoje com Assessoria 16/03/2025 16h16 - Atualizado em 16/03/2025 16h27
Em nota, ASA reclama de arbitragem da final e fala em 'manipulação de resultado'
ASA emitiu nota sobre a final do Campeonato Alagoano - Foto: Reprodução / Instagram - @asaoficial

A Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) emitiu uma nota oficial neste domingo manifestando sua indignação diante da arbitragem na final do Campeonato Alagoano. O clube classificou a atuação como uma “premeditada manipulação de resultado”, afirmando que os erros comprometem a integridade da competição e mancham a história do futebol alagoano.

De acordo com a nota, desde os primeiros minutos do jogo, a arbitragem demonstrou critérios desiguais. A análise de lances pelo VAR teria mostrado um tratamento discrepante: revisões demoradas e rigorosas contra o ASA, enquanto decisões favoráveis ao time arapiraquense foram tomadas de maneira apressada.

O clube destacou, como exemplo, o primeiro gol do adversário, o CRB, validado mesmo após um toque claro no braço, que, segundo o ASA, teria sido ignorado. “As imagens são claras e incontestáveis”, destacou a agremiação na nota, ao classificar o episódio como um “erro grosseiro”. Além disso, os acréscimos concedidos pela arbitragem foram considerados “abusivos” e “tendenciosos”, prejudicando exclusivamente o ASA.

O tom enérgico da nota reflete a insatisfação do clube com o que descreve como um “verdadeiro assalto ao futebol”. A equipe pede esclarecimentos e ações por parte das entidades responsáveis para que situações como essa não voltem a ocorrer, preservando a lisura e justiça no esporte.

Nota da FAF

"A Federação Alagoana de Futebol (FAF), por meio da Diretoria de Arbitragem, vem a público esclarecer os acontecimentos da final do Campeonato Alagoano 2025, entre CRB e ASA, deste sábado (15).

Durante a partida, o sistema do VAR apresentou instabilidades operacionais, impactando o tempo de revisão de determinados lances.

No caso do gol anulado do CRB por impedimento, a marcação das linhas enfrentou instabilidades, resultando em um tempo maior de revisão. Além disso, falhas na comunicação entre a equipe de arbitragem e os operadores do VAR causaram uma interpretação equivocada no momento da transmissão da informação. A Diretoria de Arbitragem já solicitou explicações à empresa responsável pelo VAR para análise detalhada do ocorrido.

No primeiro gol do CRB, marcado pelo atacante Anselmo Ramon, a decisão foi tomada com base nas imagens do VAR, que serão disponibilizadas no Portal da Transparência da FAF.

A FAF lamenta os problemas técnicos registrados, reconhece o impacto gerado e reforça seu compromisso com a transparência e o aprimoramento contínuo da arbitragem no futebol alagoano. Como medida preventiva, a Direção de Arbitragem revisará os protocolos de operação do VAR e reforçará o treinamento da equipe técnica para evitar falhas semelhantes.

Além disso, os lances da partida serão submetidos à análise da Comissão Nacional de Arbitragem para uma avaliação isenta e criteriosa dos procedimentos adotados.

Em anexo, abaixo deste texto, você encontrará a Nota de Esclarecimento da empresa responsável pelo VAR na final do Campeonato Alagoano 2025.

Diretoria de Arbitragem

Federação Alagoana de Futebol"