Esportes
Projeto Salto Azul chega a Maceió para promover a conscientização sobre o autismo por meio do paraquedismo
Pela primeira vez em Alagoas, o simpósio Salto Azul chega a Maceió com o propósito de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de uma forma única e inovadora. A 7ª edição do evento, que conta com o apoio do projeto Autismo em Movimento, será realizada nos dias 28, 29 e 30 de março, com uma programação que une esporte, educação e empatia em prol da causa.
Idealizado pela terapeuta ocupacional Rejane Damaceno e pela advogada e mestre em Direitos Humanos da UFG, Mariana Fernandes, o projeto chega a Maceió por meio da iniciativa Autismo em Movimento. A ação visa trazer visibilidade para o público TEA e se destaca pela abordagem interdisciplinar, conectando a prática do paraquedismo – um esporte que exige coragem e superação – à conscientização sobre as necessidades e desafios das pessoas com autismo.
Segundo a idealizadora do projeto, terapeuta ocupacional e paraquedista, Rejane Damaceno, o paraquedismo, além de gerar curiosidade, é uma modalidade que exige postura, movimento e, sobretudo, a capacidade de romper limites, simbolizando as barreiras que ainda precisam ser superadas em relação à inclusão e ao respeito às diferenças.
"Eu sou apaixonada por ambas as áreas e, ao perceber o quanto a sociedade ainda carece de informação e empatia em relação ao TEA, resolvi criar o Salto Azul. A ideia é promover uma verdadeira inclusão, onde o esporte, especialmente o paraquedismo, nos ensina sobre coragem, superação e a importância de rompermos nossos próprios limites", declara Rejane.
O evento terá início nos dias 28 e 29 de março, com atividades no auditório da Justiça Federal, localizado na Avenida Menino Marcelo, na Serraria. Nestas datas, a ação vai contar com palestras voltadas para o direito dos autistas, diagnósticos, comunicação e sobre a importância da musicoterapia no desenvolvimento das crianças com TEA.
As inscrições para os dois primeiros dias têm um investimento de R$ 200,00, por pessoa, com a possibilidade de obter um desconto de 15% ao utilizar o cupom promocional SALTOAZULMACEIO15. Os interessados podem garantir acessando o link: www.outgo.com.br.
No dia 30 de março, a programação será gratuita, com um evento ao ar livre na Praia de Pajuçara, trazendo uma série de atividades esportivas, culturais e sensoriais, incluindo paraquedismo, ciclismo, funcional, beach tênis, remada, surf, paramotor, pintura artística, sala sensorial, banda infantil, e, até, realidade virtual.
A programação do evento oferece uma oportunidade única de integrar o conhecimento acadêmico, a prática esportiva e a vivência sensorial, buscando sensibilizar a população para a importância da inclusão e do respeito às pessoas com TEA. Os interessados podem conhecer mais sobre o projeto por meio do perfil @institutosaltoazul no Instagram.
Serviço:
Data: 28 a 30 de março
Local: Auditório da Justiça Federal (28 e 29 de março) e Praia de Pajuçara (30 de março)
Inscrição: R$ 200,00 (com 15% de desconto utilizando o cupom SALTOAZULMACEIO15)
Evento gratuito no dia 30 de março com atividades: Paraquedismo, ciclismo, funcional, beach tênis, remada, surf, paramotor, sala sensorial, pintura artística, focinho terapeutas, banda infantil e realidade virtual.
Local: Na orla da Praia de Pajuçara
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
4História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
5Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos




